Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Festa Literária promove interação entre alunos na Bahia

Objetivo com a ação é incentivar e despertar o interesse da comunidade pela leitura, explicou a diretora do evento

6 dez 2022 - 16h29
(atualizado às 16h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Evento reúne literaturas brasileira e africana
Evento reúne literaturas brasileira e africana
Foto: adira Ferreira

Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, será realizada a 1ª Flicedlem (Festa Literária do Colégio Estadual Deputado Luis Eduardo Magalhães), no bairro Humildes, em São Sebastião do Passé, na Bahia, a partir das 8h.

A Festa Literária que surgiu de uma vontade da Gestão Escolar e comunidade discente em 2021, tem como intuito envolver todas as áreas do conhecimento, com proposta de trabalhar o projeto de leitura desde a primeira unidade e culminando na terceira, conhecida como a última unidade do ano escolar.

A primeira edição do evento, também vai contar com uma homenagem à professora Regina Abraão, pelos seus 10 anos de trabalho no colégio e pelas mais de duas décadas de dedicação na educação do município.

“Iniciamos com um mini projeto intitulado ‘Biblioteca na Escola’ cujo responsável foram as turmas do 3º ano, que catalogaram os livros em estantes colocadas na área para que os alunos de  todas as turmas pegassem para ler. Seguindo o projeto, nominamos um orientador(a) para cada  turma que viabiliza as leituras, pesquisas e estudos com base no tema gerador - Literatura Brasileira e Africana e com os subtemas escolhidos por cada turma/orientador: Empoderamento, Feminicídio, Racismo e Misoginia”, explica Nadira Ferreira, Diretora do Colégio.

De acordo com dados da 5ª edição da pesquisa de Retratos da Leitura no Brasil, divulgados pela revista Veja, a região que concentra entre as 10 capitais que mais leram em 2019 é a região nordeste, o que reforça a ideia de que projetos literários continuem dentro das escolas.

A literatura é considerada fator importante no desenvolvimento da criança e do adolescente, por meio dela, o aluno consegue trabalhar a individualidade além de compreender melhor os sentimentos, consegue também entender seu espaço na sociedade e criar capacidade para refletir sobre realidades dentro de uma sociedade.

O projeto da Festa Literária no Colégio Estadual Deputado Luis Eduardo Magalhães, contará com uma programação com roda de conversa, stand com plantas medicinais, abelha sem ferrão, exposição de esculturas de fios de cobre, show musical, teatro, dança e contação de histórias.

Segundo a diretora Nadira, é importante incentivar os alunos e despertar os interesses da comunidade, que também pode ser considerada um pilar importante nesse desenvolvimento. “Nessa programação teremos visitação feita pelas comunidades próximas, escolas e órgãos públicos. Nosso objetivo com essa ação é incentivar, despertar o interesse da nossa comunidade pela leitura e valorização da nossa cultura tão rica, além de trabalhar com a Matriz Africana”, ressalta a diretora.

O Colégio é conhecido pelos eventos com a participação da comunidade, pois precisa ter parceria para funcionar de forma participativa e democrática. Sobre o aprendizado e o ganho cultural que os jovens alunos recebem, a professora Nadja Vilas Boas explica que “o aprendizado que se teve nesse projeto e empenho deles em fazer acontecer não tem igual. Segundo ela, "o mais importante foi o aprendizado e vontade deles em mostrar o que foi aprendido e desenvolvido no projeto, e as várias maneiras de lê, na escrita, no desenho, no audiovisual e no próprio livro”.

ANF
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade