Pagamento por aproximação se populariza no Brasil
Nova tecnologia traz facilidade e segurança e conquista cada vez mais os consumidores e comerciantes
Novas tecnologias de pagamento por aproximação já são realidade no dia a dia da população brasileira, dando agilidade e segurança às transações. O chamado NFC, sigla para New Field Communication, ou Comunicação por Campo de Proximidade, é um recurso inovador que permite pagamentos rápidos, só ao aproximar o cartão da maquininha, sem necessidade de inserção do cartão, nem uso de senha.
A transmissão de informações das carteiras digitais não utiliza internet, nem bluetooth, e tudo é criptografado, medida importante para evitar vazamento de dados. Essa nova tecnologia já está sendo usada em smartwatches, anéis e pulseiras inteligentes, celulares e cartões de débito e crédito. Além disso, essa novidade já está inserida em produtos de grandes empresas, como Apple, Samsung, Google e Microsoft.
Outros serviços, presentes na rotina da população, também começam a aceitar a tecnologia NFC. Um exemplo são os metrôs das duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro. Nelas, já é possível pagar as passagens diretamente na catraca, através dos cartões de aproximação de diversas instituições financeiras, como é o caso dos cartões de débito e crédito da Neon[BC1] [GS2] , a conta que dá crédito para o brasileiro trabalhador. O valor da viagem é cobrado direto na fatura, sem custo adicional ou taxas, no final de cada dia. Além disso, com o intuito de diminuir filas, o NFC já vem sendo implantado para o pagamento de entradas de eventos, bem como para destravar dispositivos de casas inteligentes.
Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), apenas no primeiro semestre de 2022, os pagamentos por aproximação somaram R$235,5 bilhões, um crescimento de 344,5% em relação ao mesmo período do ano passado. No mês de junho, 33,4% das transações presenciais foram realizadas com essa tecnologia, e a expectativa da Abecs é que ainda em 2022 essa porcentagem encoste nos 50%.
Moradora de Curitiba (PR), a dentista Patrícia Neves, 40, passou a usar o NFC no final de 2020, quando o país enfrentava altas taxas de contaminação pela Covid-19. “Me chamou a atenção por conta da pandemia. Lembro bem quando foi. Estava na padaria, todo mundo de máscara e luvas, e uma senhora na minha frente usou o cartão de aproximação, não precisou tocar na maquininha, e eu estava com medo porque ali podia ser um veículo de transmissão. Logo depois pedi o meu”, recorda. Em seu consultório ela também passou a disponibilizar a nova tecnologia para clientes que desejem fazer os pagamentos com mais rapidez.
Além da higiene, muito importante em tempos de pandemia, e da segurança da criptografia, há outras vantagens no uso do NFC. Uma delas é a praticidade, já que é possível pagar sem precisar inserir ou entregar o cartão ao atendente. Para quem já aderiu às pulseiras e relógios inteligentes, o processo é ainda mais fácil. Além disso, o NFC é muito versátil, aceito em boa parte das maquininhas disponíveis hoje no mercado.
Rodolfo Lopes, 37, gerente de um restaurante por quilo em São José dos Campos, no interior de São Paulo, percebe o crescimento rápido desse tipo de transação. “Cada vez mais pessoas estão usando, acredito que hoje já chega nos 50% de todos os pagamentos aqui no restaurante”, conta. Ele nota que cada vez menos clientes estão usando dinheiro em espécie, e a migração para o modelo eletrônico é agora impactada pela tecnologia NFC: “Para a gente é importante oferecer essa opção, além disso ela agiliza os pagamentos e diminui as filas nos momentos de maior movimento, como no almoço”, explica.
Um recente levantamento feito pela Neon mostra que houve um aumento de 102% no volume de transações feitos com cartões físicos e virtuais da conta digital no modo pagamento por aproximação ao comparar o uso da tecnologia no último trimestre (agosto, setembro e outubro) com o mesmo período em 2021.
“O pagamento por aproximação é uma solução que está em ascensão desde o seu lançamento em 2018. Com o agravamento da pandemia do coronavírus, em 2020, por questões higiênicas e de prevenção a saúde, a modalidade se tornou ainda mais presente na vida das brasileiras e brasileiros trabalhadores formais e informais. Hoje, mais de 69% dos clientes da Neon aproveitam a solução para fazer o pagamento de serviços e compras em boa parte das maquininhas disponíveis que aceitam a transação. Além de usar a tecnologia para compras no supermercado, lojas, entre outros estabelecimentos o pagamento por aproximação é uma facilidade também para o pagamento de passagens nas estações de metrô de São Paulo e Rio de Janeiro, seja por cartão físico ou virtual da Neon, disponível em nosso app“, explica Alexandre Zaia, head de Cartões na Neon.
Os cartões físicos da Neon de crédito e débito já são emitidos com a tecnologia NFC, sinalizado com um símbolo semelhante ao do Bluetooth e do Wi-Fi, com as três antenas. Para fazer pagamentos por aproximação por meio do celular, o seu aparelho precisa ter a tecnologia NFC. Se for um iPhone 6 ou mais recente, a tecnologia está presente. Se for um Android, pesquise as especificações do seu modelo ou busque por “NFC” no seu celular. Caso apareça na busca, ele possui NFC.
Para mais informações sobre como ter acesso a carteira digital da Neon, acesse: www.neon.com.br/carteira-digital.