Sofreu preconceito? Hoje é o dia de denunciar em São Paulo
Plantão recebe denúncias em estações de trem, metrô, ônibus e unidades móveis. Data foi criada pela ONU em 2013
No Dia Mundial de Zero Discriminação, estações de trem, metrô e ônibus de São Paulo têm postos de recebimento de denúncias contra preconceito racial, religioso, de orientação sexual, entre outros.
Cidadãs e cidadãos que tenham sido vítimas ou presenciado ato discriminatório por orientação sexual, identidade de gênero, contra pessoas com HIV ou Aids, intolerância religiosa e preconceito racial, poderão registrar suas queixas nesta sexta-feira, 1º de março, no plantão de denúncias que acontece em diversos pontos da capital paulista.
A ação responde ao Dia Mundial de Zero Discriminação e acontece entre 10h e 15h nas oito unidades do Centro de Integração da Cidadania (CIC) localizadas em São Paulo, na Estação Tatuapé da CPTM, e no Terminal Metropolitano Jabaquara da EMTU.
Além disso, uma equipe do programa Cidadania Itinerante, da Secretaria de Justiça e Cidadania (SJC), atenderá a população em uma van, que ficará estacionada em frente à Estação Brás do Metrô.
Como denunciar?
Quem denuncia deve informar o nome, telefone, endereço com CEP, número de documento, e-mail, descrição detalhada, data e local do ato discriminatório. Precisa informar ainda o nome do agressor, endereço e, se possível, telefone, números de documentos e e-mail.
É importante, mas não obrigatório, apresentar testemunhas que presenciaram os fatos. Se houver, deverá ser informado nome e endereços físico e digital, além de boletim de ocorrência. Imagens, arquivos, áudios, vídeos, fotos ou outras provas que confirmem o ocorrido são importantes.
“Quanto mais informações sobre o ato discriminatório tivermos, maiores serão as chances de êxito nas mediações ou nos processos administrativos, quando for o caso”, afirma a coordenadora geral de Direitos Humanos da SJC, Maísa Costa.
O Dia Mundial de Zero Discriminação é uma campanha do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2013, com foco no combate a todas as formas de discriminação. A campanha chama atenção para o direito de todos a uma vida plena e digna.
Serviço:
Locais do plantão de denúncias
CPTM
Estação Tatuapé
Rua Catiguá, 174/ Rua Tuiuti, S/Nº - Tatuapé
EMTU
Terminal Metropolitano Jabaquara
Rua Nelson Fernandes, s/n° - Jabaquara
METRÔ
Estação Brás
Rua Domingos Paiva, S/Nº
CIC Casa da Cidadania
Casa 19 - Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 - Vila Guarani, São Paulo
CIC do Imigrante - Barra Funda
Rua Barra Funda, 1020 - Barra Funda, São Paulo
CIC Feitiço da Vila - Capão Redondo
Estrada de Itapecerica, 8887 - Parque Fernanda, São Paulo
CIC Grajaú
Rua Pinheiro Chagas, 17 – Jardim São José
Localização: https://maps.app.goo.gl/QaV77pZjPPUTHMvB9
CIC Leste - Itaim Paulista
Rua Padre Virgílio Campelo, 150 - Itaim Paulista, São Paulo
Localização: https://goo.gl/maps/NK24x1wbvi5XogHA6
CIC Norte - Jova Rural
Rua Ari da Rocha Miranda, 36 - Conj. Hab. Jova Rural, São Paulo
Localização: https://goo.gl/maps/TgFeNLJ987HEe67KA
CIC Oeste - Jaraguá
Estrada das Taipas, 990 - Parque Nações Unidas, São Paulo
Localização: https://goo.gl/maps/MM8PxMpCKphs2mQn7
CIC Sul - Jardim São Luís
Rua José Manoel Camisa Nova, 100 - Jardim Leticia
Localização: https://goo.gl/maps/iMLhzxWyj3MpMpwz8