Tatuador de Neymar defende desenho de Richarlison, que foi alvo de críticas: "Passaram do ponto"
Profissional que trabalha com Neymar há dez anos conta que também sofre com críticas ao seu trabalho
Adão Rosa, tatuador de Neymar, defendeu a tatuagem feita pelo atacante Richarlison nesta semana. O desenho homenageia Pelé, Neymar, Ronaldo e a seleção brasileira, além do próprio camisa 9 na Copa do Catar.
Procurado pela reportagem do Terra, Adão disse que gostou do desenho e revelou que existem muitas dificuldades na criação da tattoo, mesmo quando se trata de profissionais.
"Achei a criação do desenho bem legal, bem criativa, uma homenagem legal. A tatuagem ainda está em andamento e está ficando como o desenho. É muito difícil fechar as costas em uma sessão, a maioria dos tatuadores tem dificuldade, mesmo sendo em dois profissionais, pois envolve dor por muito tempo e, às vezes, alguns clientes não têm tempo suficiente para fazer em várias sessões. Assim, faz a opção de fazer em uma sessão somente", afirmou.
A tatuagem foi criticada nas redes sociais por torcedores e até por profissionais da área, que questionaram o desenho. Adão minimizou as críticas e falou sobre algumas especificidades da profissão.
"Infelizmente, o brasileiro pegou essa mania de julgar na internet, não sabem em quais circunstâncias foi feito e quanto tempo tinha livre, se o cliente se mexeu, se deu trabalho ou foi mais pressionado que o normal. Às vezes, nossos clientes vêm porque gosta do seu trabalho, da sua pessoa, não porque você é o melhor do mundo", argumentou.
"As críticas passaram do ponto totalmente. A tatuagem só diz respeito ao tatuado e ao tatuador, não podemos comparar artes, julgar que a arte de um é melhor que a do outro. Não podemos comparar Leonardo Da Vinci com Romero Brito, Miro com Michelangelo, a arte é livre, não tem padrão. Por isso que ela é tão linda, quando colocamos padrões e começamos a zombar nesse ponto ridículo aí já perde a magia. Na arte, cada um está no seu nível, e o cliente procura quem ele se sente mais confortável em passar esse tempo e eternizar seu corpo", prosseguiu.
Tatuador de Neymar há dez anos e com larga estrada no trabalho profissional das tatuagens, Adão Rosa revelou que também sofre com críticas.
"Eu mesmo sou vítima de haters há dez anos, desde quando comecei a tatuar o Neymar e os famosos. Toda tatuagem colocam defeito, vira piada, meme. Se as pessoas soubessem o quanto isso dói, o quanto isso faz mal para o psicológico da pessoa afetada, para a família, para o ambiente de trabalho, creio que não fariam mais isso", concluiu.