Veículo comunitário busca apoio após sofrer furto de R$ 25 mil
Além de ser usado para o trabalho da equipe do site Periferia em Movimento, espaço realiza cursos e oficinas sobre jornalismo na quebrada
No final de julho, o Periferia em Movimento, um site e rede de jornalismo das quebradas paulistanas, teve sua casa-sede no Grajaú, bairro do extremo Sul de São Paulo, furtada. Thiago Borges, gestor de conteúdo do site, relata ao Visão do Corre que o ocorrido gerou um prejuízo de mais de R$ 25 mil. Em função disso, uma campanha de arrecadação de recursos foi criada para amenizar o impacto do furto.
Segundo o boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, pessoas não identificadas pularam o muro da casa, cortaram e removeram cabos de energia, arrombaram fechaduras de portas e furtaram itens de trabalho como notebooks, câmeras, cartões de memórias, carregadores, placa de vídeo, mesa e caixa de som, além de microondas, botijão de gás e outros pertences.
A residência, além de ser usada para o trabalho da equipe do Periferia em Movimento, é também espaço para cursos e oficinas de jovens que querem ingressar na área. “Para nós, que fazemos jornalismo de quebrada no perrengue desde sempre, esse é mais um episódio que demonstra, ao mesmo tempo, a importância e a vulnerabilidade da nossa atuação jornalística”, diz texto publicado no site.
Segundo Thiago, uma perícia foi realizada no local, mas ele acredita que será muito difícil reaver os objetos roubados, pois a casa-sede não tinha câmeras, e já se passaram três semanas. “Mesmo que a gente consiga recuperar os bens, ainda assim não será suficiente para cobrir o prejuízo. Felizmente, o ocorrido não inviabilizou por completo nosso trabalho, estamos fazendo um rodízio de equipamentos e dando continuidade”.
As doações podem ser realizadas através da chave pix com o CNPJ 42.115.575/0001-08, em nome da Associação Periferia em Movimento, e através do link.