O São Paulo comemora um feito inédito na visão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas a epígrafe de ser o primeiro pentacampeão da história do Campeonato Brasileiro está longe de ser unanimidade. O Flamengo reivindica tal direito pela conquista do módulo verde da Copa União, em 1987, não reconhecida pela entidade.
O estatuto da CBF, inclusive, prevê a entrega de uma taça especial ao primeiro clube pentacampeão brasileiro de forma alternada ou tricampeão consecutivo. Doado pela Caixa Econômica Federal no final da década de 70, o troféu está guardado na sede do banco, mas a entrega ao São Paulo ainda não foi confirmada pela entidade. O Flamengo tem uma réplica em sua galeria e reivindica a original.
A polêmica teve início com a fundação do Clube dos 13, formado pelos principais clubes nacionais da época: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.
Insatisfeitos com as mudanças contínuas nos regulamentos das competições anteriores, as equipes viabilizaram, por meio da organização, um campeonato que inicialmente não teria nenhum vínculo com a CBF. Porém, após muita controvérsia, CBF e Clube dos 13 selaram um acordo e firmaram a realização da Copa Brasil, que seria disputada em módulos distintos.
Os finalistas do verde (ou Copa União), formado pelos clubes dissidentes e três convidados (Goiás, Santa Cruz e Coritiba), e do amarelo, equivalente à segunda divisão, se enfrentariam em um quadrangular que definiria a competição.
No entanto, Internacional e Flamengo, finalistas do verde, recusaram participar da disputa do título com Guarani e Sport, os classificados pela outra chave. A alegação era de que os dois clubes haviam superados adversários inferiores aos enfrentados por eles.
Desta maneira, A CBF considerou as partidas que envolveriam Inter e Flamengo como WO a favos dos adversários e o Sport levou a melhor no confronto contra o Guarani, sagrando-se oficialmente o campeão brasileiro de 1987.
Paralelamente, os finalistas do módulo verde se enfrentaram em um confronto de ida e volta. No Beira-Rio, empate por 1 a 1. No Maracanã, vitória flamenguista por 1 a 0 e festa pelo que os rubro-negros consideram o quarto título brasileiro. O quinto (ou quarto na visão da CBF) viria em 1992.
Mais dois?
Santos e Palmeiras também poderiam entrar na disputa por quem é o maior campeão nacional. No entanto, a CBF começa a contagem de títulos nacionais a partir de 1971, quando Atlético-MG venceu a 1ª edição do Campeonato Brasileiro.
Criada para indicar os representantes do País na Copa Libertadores da América, a Taça Brasil reunia os campeões estaduais. Times de São Paulo e Rio de Janeiro entravam na disputa apenas nas semifinais.
O Santos venceu as edições de 1961 a 65 da Taça Brasil, além do título de 1968 do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. No entanto, os dois únicos troféus reconhecidos pela CBF são os de 2002 e 2004.
Campeão da Taça Brasil de 1960 e 67 e do Roberto Gomes Pedrosa de 1969, o Palmeiras teria sete títulos nacionais, juntando-se às taças de 1973, 74, 93 e 94.