Não dá para passar o inverno sem uma delas. As botas são peças-chave da estação. E vão desde as ankle boots (que chegam ao ossinho do tornozelo) às cuissards (que vão até acima do joelho). Têm ainda as na metade da canela, as até o joelho e as que pegam carona no estilo militar, lembrando os coturnos dos soldados.
Há, claro, as simples e básicas. Mas os calçados ganham peso e destaque em qualquer look. Por isso vêm com tachas, zíperes, fivelas, telas, vazados, amarrações, plumas e até pedrarias. Os saltos podem ser altos ou baixos. E, o melhor, dependendo do estilo, principalmente as ankle boots, vão até a festas. Democrático, não? Nem sempre.
A consultora de moda e estilo Débora Gelman avisa que as ankle boots, como têm cano baixo, podem achatar a silhueta. “Não podem ser usadas por quem tem pernas muito grossas”, disse. As cuissards também são complicadas. Vindos dos anos 1960 e 1970, quando as mínis eram tendência absoluta, esses modelos de canos longuíssimos são ideais para pernas compridas e não podem apertar nas coxas.
O bom da história é que os calçados, principalmente os de cano curto, caem bem com praticamente todas as peças-chave da estação. “As ankle boots, por exemplo, acompanham vestidos curtos ou mais compridos, saias-lápis, leggings, calças-cenoura, bermudas”,
afirmou Débora.
A consultora lembra, porém, que os modelos mais cavados nos tornozelos são as melhores opções para alongar a silhueta. “Ficam ótimos com calças clássicas.”
A maioria das botas de salto alto ganha apoio tipo meia-pata na frente, para dar mais sustentação aos pés, diminuindo a curvatura da sola e propiciando conforto a quem usa.
Confira 35 opções de botas e escolha a que combina com seu estilo ou com a ocasião.