A origem dos sindicatos
Os sindicatos são resultado de um longo processo em que os trabalhadores conquistaram gradativamente o direito de se associarem em grupos organizados. Em 1824, na Inglaterra, foram criados os primeiros centros de ajuda mútua e de formação profissional. Em 1833, os trabalhadores ingleses organizaram os primeiros sindicatos (trade unions) como associações locais para obter melhores condições de trabalho. Os sindicatos conquistaram direito de funcionamento em 1864 na França, em 1866 nos Estados Unidos e em 1869 na Alemanha.
No século 19, era comum o trabalho de crianças, grávidas e trabalhadores em jornadas de 14 horas, que muitas vezes podiam chegar até 17 horas. Vários reformadores sociais já haviam proposto a idéia de dividir o dia em três períodos: oito horas de trabalho, oito horas de sono e oito horas de lazer e estudo. Essa proposta era sempre vista como utópica por quem estava no poder.
Com o desenvolvimento das associações operárias e do sindicalismo autônomo a proposta de 8 horas de jornada máxima tornou-se um dos objetivos principais das lutas operárias e durante décadas foi um importante fator de mobilização, o que causou intensa repressão e inúmeras prisões e mortes de trabalhadores, como a dos "Mártires de Chicago".
Clarissa Olivares/Redação Terra
volta
|