Entenda por que o VAR aparece tanto no futebol brasileiro

A baixa qualidade técnica dos juízes e a falta de gols tornam o VAR cada vez mais vilão

16 jul 2019 - 09h43

Sim, o VAR continua muito demorado para tomar decisões simples, como na marcação de impedimentos clamorosos, por exemplo. E sim o VAR deixa mais claro a cada rodada que passa como são ruins os árbitros dentro de campo e os que ficam de olho nas imagens fora dele.

Há um abuso de VAR em lances sem necessidade e a intromissão em outros, como no gol anulado na partida entre Grêmio e Vasco, em que o juiz de vídeo enxergou uma falta inexistente e prejudicou o time carioca. Como explicar a não marcação do pênalti em Danilo Avelar no jogo entre Corinthians e CSA?

Publicidade

Mas há um ponto fundamental em meio a tantas lambanças do VAR: a falta de qualidade e de gols do Brasileirão. Como bem lembrou o ex-técnico Muricy Ramalho, durante o programa Bem Amigos, se os técnicos não se preocupassem apenas em se defender, não haveria tanto lamento por gols mal anulados ou pênaltis não marcados, que já ocorriam antes do VAR.

Infelizmente, correr riscos em busca de um futebol mais vistoso e com mais gols está fora da moda no Brasil, que sempre primou justamente pela arte. E é sintomático notar que as exceções são dois técnicos estrangeiros: Sampaoli e Jesus. Além do quixotesco Fernando Diniz.

Veja também

Bolsonaro volta à Câmara e diz: "Sou do baixo clero"; veja
Video Player
Paradinha Esportiva
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se