Manual da franja: veja a melhor escolha para você

Manual da franja: veja a melhor escolha para você

Roberta Figueira

As franjas estão por toda parte, inclusive no rosto das celebridades brasileira e internacionais. Anne Hathaway, Emma Stone, Sabrina Sato e Reese Whiterspoon são algumas das adeptas desse estilo. Porém, não é todo tipo de franja que funciona para todo mundo. Tipo de cabelo, formato de rosto e traços são algumas das questões que podem influenciar. “O mais importante é não escolher uma franja só porque está na moda, ou achou que ficou bem em outra pessoa, pois às vezes esse estilo não está adequado para você. Siga sempre a orientação de seu cabeleireiro de confiança”, indica o hair stylist Bruno Di Maglio, do (L)oft hair boutique.

Franja reta encorpada, reta ralinha, lateral, longa, meia-lua ou convexa, desfiada e micro são os principais estilos. Apesar, de cada uma ser mais recomendada para um tipo de rosto isso não é uma regra rígida. “Creio que hoje em dia tudo é permitido, desde que você tenha atitude e estilo”, defende o hair stylist Decio Kreutz, do Top Milano Beauty Studio.

A franja também exige cuidados especiais. Segundo Decio, como estão em evidência precisam estar sempre limpas e secas, escovadas ou arrumadas com as mãos para que emoldurem bem o rosto. “Elas também pedem um corte a cada 15 dias para que fiquem sempre bonitas com a leveza e movimento que merecem”, defende ele.

Não há nenhuma grande restrição para usar franja. Segundo Bruno, mesmo quem usa óculos ou não tem cabelo liso pode usá-la desde que escolha um estilo apropriado. “Só é preciso tomar cuidado, pois em alguns casos o óculos já delimita muito o rosto”, afirma.

Confira o tipo de franja indicado para cada formato de rosto segundo os especialistas: