Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Não caia em fake news: robô do TSE revela mentiras no WhatsApp

Eleitor pode usar tira-dúvidas para pesquisar se informação que recebeu é verdadeira ou não. Chatbot tem mais de 530 mil números inscritos

8 set 2022 - 11h37
(atualizado às 11h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Chatbot do TSE no WhatsApp agora faz checagem de fatos sobre eleições
Chatbot do TSE no WhatsApp agora faz checagem de fatos sobre eleições
Foto: Mourizal Zativa / Unsplash

O assistente virtual (chatbot) do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no WhatsApp ganhou uma nova função: checagem de fatos sobre as eleições. Por meio da ferramenta “Fato ou Boato”, no canal oficial do órgão no aplicativo, qualquer pessoa pode fazer buscas pelos termos desejados e receber imediatamente informações verificadas por agências de checagem parceiras da Justiça Eleitoral — Agência Lupa, Aos Fatos, Projeto Comprova e Estadão Verifica.

Ao pesquisar por “voto impresso”, por exemplo, o chatbot envia links de notícias relacionadas ao assunto, com títulos como “Imagem de protesto contra Dilma [Rousseff, ex-presidente] em 2015 é atribuída em posts a ato por voto impresso” e “É antigo vídeo que alega que Braga Neto condicionou eleições a voto impresso” — ambas matérias publicadas pela agência de checagem Aos Fatos. Dessa maneira, é possível descobrir se uma notícia é falsa e se informar mais profundamente sobre temas relacionados às eleições.

Caso o eleitor procure uma informação que ainda não tenha sido verificada, ela será encaminhada para as agências de checagem de fatos. Então, em breve, de acordo com o TSE, o eleitor poderá se cadastrar para ser notificado quando a checagem tiver sido realizada e publicada.

O objetivo do chatbot é fornecer a qualquer cidadão a possibilidade de pesquisar rapidamente se a informação que recebeu é ou não verdadeira. “Antes de compartilhar, mande para o bot do TSE e verifique. Enfrentar a desinformação é tarefa de todo mundo”, diz Giselly Siqueira, secretária de comunicação e multimídia do TSE.

Além do recurso “Fato ou Boato”, o tira-dúvidas do TSE no WhatsApp também fornece informações práticas como consulta de situação eleitoral e local de votação, solicitação da certidão de quitação eleitoral e informações sobre cadastro e uso da biometria — estes são alguns dos conteúdos mais acessados. Até o momento, mais de 530 mil números se cadastraram na ferramenta.

Como usar

  1. Envie um “oi” no WhatsApp para o número +55 61 9637-1078 (ou clique aqui).
  2. Acesse o menu “Ver tópicos” e, então, selecione “Fato ou boato?”.
  3. Selecione “Fazer uma consulta” e escreva o assunto que deseja buscar ou envie o link de uma notícia que queira verificar. O chatbot fará uma busca e enviará links pertinentes ao tema pesquisado.
  4. Além de fazer uma pesquisa, você pode selecionar “Ver dicas” para conferir como evitar cair em fake news ou acessar “Últimas notícias” para ver as checagens mais recentes.
Fonte: Redação Byte
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade