Busca

Pressione "Enter"

 



Se você já viu esse filme, dê sua nota:



 

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil


Boogie Nights mostra ascensão
e queda do cinema pornô 
 
             

Burt Reynolds e Mark Wahlberg interpretam diretor e ator pornô.

Mark Wahlberg já foi um rapper dos mais bem sucedidos com seu grupo Marky Mark and the Funky Bunch, depois foi modelo das cuecas Calvin Klein e agora, no final dos anos 90, constrói uma sólida carreira de ator.

Trajetória menos feliz teve o ator Eddie Adams, mais conhecido como Dirk Diggler, personagem interpretado por Wahlberg em Boogie Nights - prazer sem limites.

Após ter estourado na industria pornô no final dos anos setenta, Diggler conhece a derrota e o ostracismo no decorrer da década de 80 com o fenômeno do vídeo pornô caseiro.

Retrato de uma geração

Boogie Nights, indicado a três prêmios Oscar (roteiro, ator coadjuvante e atriz coadjuvante), mostra não só o surreal submundo dos integrantes da industria pornô, como também, através de uma vasta gama de personagens bem construidos e interpretados,  mostra a própria evolução da sociedade nas décadas de setenta e oitenta.

O personagem Dirk Diggler é baseado no ator pornô John Holmes, também conhecido como Johnny Wadd, que conheceu sucesso e derrota em pouco tempo, tendo sido finalmente vencido em 1988 pela maior praga que assolou a revolução sexual, a Aids.      

Com apenas 27 anos, o diretor estreante Paul Thomas Anderson realizou simplesmente um dos melhores filmes de 1997, com um olhar sem preconceitos sobre a marginal, mas rentável, indústria pornô, que evoluiu principalmente a partir dos anos 70 com filmes como Garganta Profunda e Emanuelle.

O filme mostra a inocente visão dos atores, diretores e produtores deste gênero de filmes, sem resvalar na pieguice, no moralismo ou mesmo na complacência.

Vale a pena conferir Boogie Nights - prazer sem limites, tanto pelo ineditismo do tema, que pela primeira vez é tratado pelo cinema com honestidade e profundidade, quanto pela bem cuidada produção que garante mais de duas horas de prazer, com limites.

Wahlberg mostra aqui todos seus dotes, inclusive aquele, o qual ele jurou que é uma prótese cenográfica em recente entrevista ao apresentador de TV americano David Letterman. É ver para crer. (Beth Ferreira)

Veja a opinião do colunista Carlos Gerbase sobre o filme

 
 








BOOGIE NIGHTS: PRAZER SEM LIMITES

Título Original: Boogie nights
País de Origem: EUA
Ano: 1997
Duração: 152min
Diretor: Paul Thomas Anderson.
Elenco: Burt Reynolds, Mark Wahlberg e Luis Gusman
.









Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.