|
Central
do Brasil: em
busca de um País perdido
Se em Terra Estrangeira Walter Salles focalizou a busca da identidade em um país estraçalhado por uma política econômica predatória, em Central do Brasil o diretor realizou uma busca inversa: pela possibilidade de sonhar com um país palpável e por uma identidade pessoal. O país perdido nos desvãos engajados do Cinema Novo ressurge no humanismo proposto por Salles, um cinema comprometido em aliar voltagem emocional às mazelas da realidade brasileira. Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil, a estação ferroviária carioca onde milhares de pessoas anônimas chegam e partem, em destinos sofridos e lutas diárias.
A mãe de Josué (Vinícius de Oliveira) dita uma carta, tentando se comunicar com o pai do garoto, que nunca conheceu o filho. Como sempre faz, a ex-professora não envia a carta e embolsa o dinheiro. Quando a mãe de Josué morre atropelada, ela decide vender o menino a traficantes de crianças, pensando que Josué vai acabar bem em alguma família européia rica. Acaba voltando atrás, quando começa uma profunda transformação em seu desencanto amargo. Odisséia premiada Dora e
Josué partem para o sertão nordestino em busca do pai do
garoto, empreendendo sua odisséia particular. O Brasil
do sertão ressequido pelo sofrimento aparece em todas
as suas cores e nuances. |
Título Original: Central do Brasil |
|||
Copyright© 1998 ZAZ.
Todos os direitos reservados. All rights reserved.
|