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Festival do Rio é o maior evento da América Latina
O Festival do Rio, um híbrido das duas maiores mostras de cinema cariocas anuais, a Mostra Rio e o Riocine, constitui agora o maior evento cinematográfico da América Latina. Por um lado a grande profusão de filmes que são colocados em exibição para o público em geral, característica da Mostra Rio, e por outro a presença de executivos e outros convidados internacionais para seminários e workshops, característica do festival Riocine. Com esta parceria o Festival do Rio já está na trilha para se tornar um dos cinco maiores eventos cinematográficos do mundo.
A largada do Festival do Rio acontece no dia 16 de setembro, com sessão especial para convidados no recém-reformado Cine Odeon, no Centro, que agora passa a pertencer à cadeia Estação. Serão exibidos ali o curta Volte Sempre, Abbas!, dos paulistas Leon Cakoff e Renata de Almeida, feito em homenagem ao diretor iraniano Abbas Kiarostami e o longa Ghost Dog, de Jim Jarmush. O Festival do Rio vai de 16 a 30 de setembro com exibições em cinemas da Zona Sul à Zona Norte, passando pelo Centro e Barra da Tijuca.
A programação do Festival do Rio prevê a continuidade de setores consagrados dos eventos de origem como a Première Brasil, que privilegia a produção recente nacional, as Mostras Competitivas de Curtas e Vídeos Brasileiros, que promovem um concurso entre os melhores vídeos e curtas nacionais da produção recente, a Expectativa com um panorama da estética atual do cinema e trabalhos dos mais promissores diretores da atualidade, Semana Internacional da Crítica de Cannes, que é uma versão nossa do evento de mesmo nome que acontece em Cannes, o Cinema na Praia, que leva a um grande telão na praia de Copacabana sucessos de bilheteria da produção cinematográfica nacional, as concorridas sessões Midnight Movies e Mundo Gay, que mostram as mais diversas expressões da cultura cinematográfica alternativa, além dos clássicos apresentados na mostra Tesouros da Cinemateca.
Amantes de David Cronenberg, o demolidor do convencional, vão conferir eXistenZ |
A mostra Panorama do Cinema Mundial, clássica da Mostra Rio, traz este ano o aclamado Tudo sobre minha mãe, de Pedro Almodóvar, premiado em Cannes como melhor diretor. David Cronnenberg participa da mostra com seu bizarro eXistenZ, uma fábula cibernética sobre uma mulher criadora de jogos interativos. eXistenZ recebeu o Urso de Prata do Festival de Berlim de 1999. Buena Vista Social Club, do alemão Wim Wenders também faz parte deste programa. Ry Cooder e Wenders realizaram este documentário em Amsterdã e Nova York, durante as gravações do premiado álbum Buena Vista Social Club, que ganhou várias indicações para o Grammy de música latina. Cooder é criador da trilha de um dos mais memoráveis filmes de Wenders: Paris Texas. Robert Altman leva ao festival do Rio A Fortuna de Cookie, uma comédia que se passa no interior sulino norte-americano, com Glenn Close, Liv Tyler, Julianne Moore e Chris O'Donnell no elenco.
Corra Lola Corra, um dos destaques do Panorama do Cinema Mundial
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Corra Lola Corra é candidato a sensação do festival. O filme, que também consta da programação Panorama do Cinema Mundial, esteve em cartaz na lista de filmes independentes mais vistos nos Estados Unidos este ano, durante várias semanas, tendo se tornado um catalisador de modismos, como o do cabelo vermelho da protagonista Lola, interpretada pela alemã Franka Potente. Calcado em uma trilha sonora eletrônica de tirar o fôlego, Corra Lola Corra é a história instantânea de uma mulher que tem 20 minutos para salvar seu namorado de um chefe mafioso. Na mesma linha pop de Corra Lola Corra está 200 Cigarros, filme que mostra a cena artística novaiorquina no East Village do início dos anos 80. No elenco Courtney Love, Christina Ricci e Ben Affleck, entre outros.
A maior sensação do mercado cinematográfico americano no ano de 1999, A Bruxa de Blair, é a mais conhecida atração da mostra Midnight Movies. O filme, um falso documentário de horror, foi rodado com menos de 100 mil dólares, mas já ultrapassou, só nas bilheterias americanas, a marca dos 120 milhões, calcado em vitoriosa campanha através do site oficial, na Internet. Dentro deste pacote está também Acid House, com direção de Paul McGuigan e roteiro de Irvine Welsh (Trainspotting) baseado em seu próprio livro de contos, mostrando a realidade da juventude no Reino Unido, tendo de lidar com o cotidiano e com as drogas. Some Nudity Required é outro filme da mostra dos bizarros que deve causar impacto. O filme é um documentário sobre a verdade nua e crua dos filmes B hollywoodianos, com entrevistas e cenas eróticas originais dos clássicos de segunda classe. Rosa Von Prauhein, diretor alemão, já um habitué de mostras alternativas, comparece com The Einstein of Sex, aclamado no último Festival de Locarno.
Uma das mostras mais esperadas, criada especialmente para o Festival do Rio, é a mostra 2000 Visto Por... produzida pelo canal de TV francês Arté. Nesta mostra está o último filme de Walter Salles, O Primeiro Dia, feito em parceria com Daniela Thomas, dentro de um pacote de dez filmes com diretores de diferentes países, todos versando sobre o final do milênio.
A ousada mostra Mundo Gay traz este ano trabalhos como Beefcake, documentário de Thom Fitzgerald, que analisa os primórdios das publicações gay, as revistas de fisioculturismo dos anos 40. O homossexualismo nas diversas partes do mundo é mostrado em filmes de países como Tailândia, Holanda e Marrocos.
Assim sendo o Festival do Rio configura-se como o maior painel da cinematografia mundial que se pode conferir no Rio, com filmes para todos os gostos e interesses, incluindo o incentivo à industria cinematográfica nacional através de concursos, seminários, workshops e mostras como Cinema na Praia e Première Brasil, que apresenta este ano os recentes Dois Córregos, de Carlos Reichenbach, Um Certo Dorival Caymmi, documentário e entrevista realizado por Aluísio Didier, Mauá, o Imperador do Rei, de Sérgio Rezende e Santo Forte, de Eduardo Coutinho, entre outros.
(Beth Ferreira)
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