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Episódio
I - A Ameaça Fantasma: o início de uma saga
Star
Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma segue por dois caminhos para
tentar agarrar um público amplo. Por um lado, o show de efeitos especiais
- algo realmente impressionante - e o ritmo intermitente da ação faz do
filme um videogame de gigantescas proporções, na medida exata para a gurizada
que vai ao cinema atrás de diversão instantânea e pipoca de balde.
Por outro, a saga de Guerra nas Estrelas flerta no novo filme com o thriller
político, através de uma trama cheia de intrigas palacianas que supostamente
agradam o público mais adulto. A Ameaça Fantasma, porém, fica no
meio da estrada. A produção de US$ 115 milhões do diretor George Lucas
não decepciona quem quer encher os olhos com o que há de mais moderno
em matéria de tecnologia aplicada ao cinema - cerca de 95% das tomadas
do filme foram alteradas digitalmente, o que equivale a três vezes mais
do que foi feito em Independence Day e Titanic.
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Anakin
Skywalker e seu futuro mentor, Obi-Wan Kenobi
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Já a temática "adulta"
do filme fica devendo, parte por causa dos personagens que não convencem
- a maioria não passa de esboços sem qualquer densidade -, parte porque
Lucas não conseguiu criar figuras tão carismáticas quanto as da primeira
trilogia. Sente-se falta principalmente de um vilão com o magnetismo de
Darth Vader. A Ameaça Fantasma inicia uma nova trilogia, que narra acontecimentos
anteriores àqueles dos três primeiros filmes da série (Guerra nas Estrelas,
O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi).
Esse primeiro episódio apresenta o personagem Anakin Skywalker - o verdadeiro
protagonista da série -, um garotinho que manifesta a Força e que mais
tarde se converte para o mal e vira o sinistro Darth Vader. A história
começa quando dois guerreiros Jedi, o mestre Qui-Gon Jinn (Liam Neeson)
e o aprendiz Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor), são enviados pela República
Galáctica - uma espécie de confederação de planetas - para resolver uma
disputa entre o reino de Naboo e a Federação Comercial, organização que
controla os negócios interplanetários. Os embaixadores descobrem que o
embargo comercial da Federação é o prelúdio de uma invasão ao planeta
e decidem salvar a governante de Naboo, a princesa Amidala, Natalie Portman.
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Darth
Maul personifica o lado negro da Força
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Durante a fuga, os
heróis são obrigados a parar no desértico planeta Tatooine, e Qui-Gon
descobre Anakin (Jake Lloyd), provável messias anunciado em profecias
Jedi e que teria vindo para equilibrar os lados claro e escuro da Força.
Os vilões da história são o misterioso Darth Sidious, conspirador que
manipula para derrubar a República e instaurar o tirânico Império - regime
que vigora na trilogia já filmada -, e Darth Maul, guerreiro de Sith que
representa o Lado Negro da Força e que sai no encalço dos mocinhos.
A epopéia espacial Guerra
nas Estrelas foi concebida por Lucas para ser contada em nove filmes.
O cineasta e produtor, porém, desistiu da idéia e pretende limitar o épico
a seis segmentos. O episódio dois está planejado para chegar aos cinemas
em 2002, e a série terminará com o episódio três, em 2005.
(Roger Lerina - Agência RBS/ZH)
Três vezes Guerra nas Estrelas
A trilogia Guerra nas
Estrelas utiliza o conceito básico da luta entre o Bem e o Mal para desenvolver
uma trama em que os personagens exibem um código de honra de heróis do
Velho Oeste, matizado pelas conquistas tecnológicas de um possível futuro.
George Lucas, o diretor, tem em sua carreira dois outros filmes que propõem
abordagens míticas, o futurista THX 1138 (1970) e o nostálgico
Loucuras de Verão (1973). Lucas, à maneira de Steven Spielberg
e Francis Ford Coppola,com a trilogia de Guerra nas Estrelas deu a sua
contribuição para reforçar o mito do cinema hollywoodiano.
1) A saga de Star Wars começou em 1977 com Guerra nas Estrelas,
filme que teve sua invencibilidade no ranking dos mais rentáveis dos Estados
Unidos somente superada em 1997, com o sucesso de Titanic. O primeiro
segmento da história, dirigido pelo roteirista e produtor George Lucas,
rendeu US$ 270 milhões. Na época, o público aceitou bem que o filme começasse
já no meio da aventura. Uma legenda explicava o quarto episódio da trama,
A New Hope. A este se seguiram os episódios cinco, O Império
Contra-Ataca (1980), e seis, O Retorno de Jedi (1983).
Foram precisos 16 anos para que Lucas voltasse ao tema como diretor, em
Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma. Os dizeres que deslizavam
na tela sob um fundo espacial prometiam contar uma história que ocorrera
há muito tempo em uma galáxia muito, muito distante. O sucesso do filme
decretou o nascimento de uma mitologia cinematográfica e resultou na proliferação
de filmes com efeitos especiais. Sorte de Guerra nas Estrelas ter
sido o primeiro a reaproveitar o filão das aventuras espaciais.
O filme de Lucas levou sete Oscar da Academia: direção de arte, cenários,
figurinos, som, montagem, trilha sonora e efeitos visuais. A luta do rebelde
Luke Skywalker contra Darth Vader e o Império criou o que foi definido
como um faroeste espacial. As montanhas do Monument Valley dos filmes
de John Ford foram substituídas pelo cenário do deserto do Saara - sim,
o nome do planeta, Tatooine, onde começa a saga, é o de uma região do
sul da Tunísia, Tatouine, onde o filme foi em parte rodado. As diligências
e cavalos viraram máquinas espaciais e os heróis não perderam a sua nobreza.
Alec Guinness, como o Jedi Obi-Van Kenobi, roubava a cena. Se Mark Hamill
(Luke) desapareceu das telas, Harrison Ford (Han Solo) começou sua ascensão
com Guerra nas Estrelas. O segundo filme da saga Guerra nas Estrelas,
O Império Contra-Ataca, veio quatro anos depois do sucesso inicial. Rendeu
menos que o primeiro e o terceiro, mas mesmo assim detém o sétimo lugar
entre os mais rentáveis dos Estados Unidos, com US$ 173 milhões.
Autor do roteiro, e mais envolvido nos negócios de sua empresa de efeitos
especiais, a Industrial Light & Magic, George Lucas passou a direção para
Irvin Kershner, realizador egresso do cinema independente do final dos
anos 50, autor de dois filmes tão modestos quanto estimados, Mercado
Proibido (1958) e Mocidade Perversa (1959). As filmagens foram
complicadas, já que Mark Hamill sofreu na época um acidente que deixou
seu rosto seriamente machucado.
Educado
pelo Jedi Yoda, Luke treina agora para tornar-se um cavaleiro e aprender
a controlar a Força. O quinto episódio da saga é cheio de revelações.
A maior delas: Luke descobre que o maléfico Darth Vader é seu pai. O lado
sombrio da Força foi algo muito comentado na época por quem se interessou
em aprofundar os possíveis significados psicanalíticos do filme. Mais
personagens estranhos vieram acompanhar os robôs R2-D2 e C-3PO e o peludo
Chewbacca, presentes do filme inicial. Entre eles, Boba Fett, o caçador
de recompensas que se intrometeu no romance entre Han Solo e a princesa
Leia. O penteado de Leia, duas tranças enroladas emoldurando o rosto de
Carrie Fisher, está entre as coisas mais bizarras do filme, que levou
o Oscar de efeitos especiais.
3) Rodado em 1983, O Retorno de Jedi é o quinto filme mais rentável
da história de Hollywood, com um total de US$ 191 milhões em ingressos.
O sexto capítulo da trama está mais próximo do clima de um conto de fadas
do que da aventura dark proposta por O Império Contra-Ataca. O
final feliz da história deixa algumas pontas soltas para dar continuidade
à trama, mas Luke Skywalker atinge seu propósito de tornar-se um cavaleiro
Jedi e tem seu duelo final com o vilão. A presença dos Ewoks - que, depois,
ganharam um filme especial, Caravana da Coragem (1985) - puxou o filme
para o lado mais infantil graças a seus personagens fantasiosos. Mark
Hamill lidera o elenco, mas Harrison Ford ganhou mais destaque, realçando
o galã Han Solo. Richard Marquand dirigiu o filme, Oscar de efeitos especiais.
Já transformada em um
fenômeno de público, a trilogia de Guerra nas Estrelas voltou aos
cinemas em 1997, com o relançamento dos três filmes. Os efeitos especiais
foram realçados com o aprimoramento da Industrial Light & Magic e alguns
minutos a mais de imagens foram acrescentadas às versões originais de
cada um deles, incluindo a versão final e digitalizada do vilão
Jabba the Hutt. A promoção serviu de aquecimento do público para a chegada
de Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma. Os três filmes estão
disponíveis em vídeo.
(Agência RBS)
Veja o site especial sobre o filme
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