Busca

Pressione "Enter"



Se você já viu esse filme, dê sua nota:



 

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

A verdade é revelada         

Quem sabe só precisa conferir e quem ainda não sabe, ficará agora sabendo porque a série de TV Arquivo X tornou-se um fenômeno, catapultando seu criador Chris Carter e os atores principais, David Duchovny e Gilliam Anderson, ao primeiríssimo escalão da indústria do entretenimento.

A primeira versão cinematográfica do seriado Arquivo X acaba de entrar em cartaz em circuito nacional e deve não só deleitar os cativos fãs, como angariar novos aficionados. Todos os elementos da série estão lá, numa muito bem sucedida mistura dos recursos cinematográficos de fotografia com o suspense de uma trama policial e ao mesmo tempo fantástica, receita que tem sido a fórmula do sucesso da série.

No enredo do filme a divisão dos Arquivos X do FBI é fechada pelo governo e Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gilliam Anderson) são enviados a uma missão de rotina: investigar uma ameaça de bomba em um prédio do governo federal em Dallas, no Texas.

A dupla de agentes, que vive durante todo o seriado uma relação ambígua de companheirismo e paixão platônica mútua, acha a bomba, mas acaba sendo culpada de negligência por ter deixado no local, após a evacuação do prédio, um veterano da polícia federal que assegurara que desarmaria a tal bomba, mas explode junto com o prédio.

Neste estranho incidente, foram achados os corpos de um menino e três bombeiros que haviam sido atacados, num subúrbio não muito longe de Dallas, por uma substância desconhecida, infectada de um vírus letal, proveniente de uma colônia de extraterrestres que habita o subsolo da terra desde a época das cavernas.

Está armada a enrascada para a dupla de agentes que se vê novamente frente a um caso estranho que envolve mistérios inexplicáveis, mesmo estando afastados dos Arquivos X. Assim sendo os dois prosseguem a investigação por conta própria e precisam driblar bandidos e governo (que na maior parte das vezes são a mesma entidade) em mais um clássico exemplo de teoria da conspiração.

Quem traduz melhor essa teoria é o escritor apocalíptico Dr.Alvin Kurtzweil, interpretado pelo ótimo Martin Landau (Oscar de coadjuvante em Ed Wood). Ele vem dar dicas a Mulder sobre as negociações entre os extraterrestres e os titulares do Sindicato, organização secreta que atua nos bastidores do poder manipulando todas as informações dos Arquivos X e dificultando a vida de Mulder e Scully.

Praticamente todos os personagens da série estão presentes, como o chefe do Sindicato (Cigarette-Smoking Man), Skinner, o chefe imediato de Mulder e Scully no FBI e que muitas vezes age de forma dupla, às vezes encobrindo, às vezes delatando descobertas da dupla para o pessoal do Sindicato e o trio simpático da série, os hackers camaradas que socorrem Mulder nas horas mais difíceis, quando Mulder age na clandestinidade.

O criador da série, Chris Carter, tirou sua inspiração de duas fontes, uma, a mais conspiratória, vem do filme Todos os homens do presidente, que relata o caso Watergate, visto pelos jornalistas do Washington Post que o desvendaram. Outra inspiração é um seriado dos anos setenta, The night stalker, que só durou 20 episódios e conta a jornada de um jornalista de Chicago que tem faro para casos bizarros ou paranormais.

Ponte para a nova temporada

O primeiro episódio de Arquivos X foi ao ar em setembro de 1993, já com trilha de Mark Snow, um hino para os fãs, conhecidos como excers (de ex - pronúncia em inglês da letra x). Os excers assistem conferências, trocam figurinhas e se reúnem para comentar os episódios da série. É um fenômeno que se aproxima do culto à série Jornada nas Estrelas, cujos fãs são conhecidos como treckers.

O filme é, na verdade, uma ponte entre a última temporada da série e a próxima, que começa em setembro. A série já se viu prestes a terminar e o Chirs Carter parou de dirigir os episódios, apenas os produz.

Grandes nomes da ficção científica já dirigiram episódios de Arquivos X, como os escritores William Gibson e Stephen King. Carter lançou recentemente outra série, Millenium (em exibição no canal Fox e na Rede Record), que também lida com o sobrenatural, mas está longe de seguir o sucesso de Arquivos X.

Muito do sucesso da série se deve aos atores principais, David Duchovny, que de expressivo havia feito somente Kalifornia, ao lado de Bradd Pitt e Juliette Lewis e Gilliam Anderson, praticamente desconhecida antes da série.

Os atores principais têm tido desavenças em relação a seus cachês, sendo o de Duchovny bastante superior ao de Anderson. (Beth Ferreira)

LEIA MAIS SOBRE O FILME

Veja a opinião do colunista Carlos Gerbase sobre o filme

 

 








ARQUIVO X: O FILME

Título Original: The X-Files - Fight the Future
País de Origem: EUA
Ano: 1998
Duração: 121min
Diretor: Rob Bowman.
Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Martin Landau, Armin Mueller-Stahl e outros.









Copyright© 1998 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.