Terra - Cinema

Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado

Fantasticar – de banheira voadora a arraia prateada

Larissa Magrisso*
Direto de Vancouver

Para o diretor Tim Story, ele é "a coisa mais legal do mundo". O Fantasticar, veículo do Quarteto Fantástico, surge no segundo filme com design inspirado nas criaturas marinhas e funciona, nas palavras de Story, como o 5º elemento do grupo de super-heróis. O responsável pela concepção do veículo (que mexe com o imaginário dos fãs desde o vazamento das primeiras na Internet) é Tim Flattery, criador do Batmóvel de 'Batman Forever', de 1995.

A única versão do Fantasticar custou cerca de US$ 1 milhão e fica fechada em uma sala do Vancouver Film Studios, no Canadá, onde grande parte das cenas foi filmada. Prateado, sem rodas, com formas sinuosas e três compartimentos que podem se separar, o carro foge do que Flattery chama de "visual banheira voadora" da versão em quadrinhos dos anos 60.

No set, o Fantasticar é movido com guindaste e lançadores. No filme, ele usa um gerador de íons para voar a 500 milhas por hora. Um acelerador de fótons cria o campo magnético responsável pela flutuação - o veículo nunca aterrissa. "Queríamos um carro que não fosse um predador, mas que tivesse algo de agressivo, bacana e ainda assim suave", diz Flattery. "Quando ficava sem inspiração, pesquisava em livros de insetos e criaturas marinhas. Quando encontrei uma arraia, com sua forma ondulada, pensei: 'é isso'.

Para Flaterry, foi um desafio fugir do carro desenvolvido para 'Batman Forever'. "As pessoas, por alguma razão, enxergam o Batmóvel em tudo. Acho que é por ele ser um verdadeiro ícone. Procuramos trazer algo mais orgânico e suave para o Fantasticar", afirma. "E por eu ser um fanático por HQs, tentei homenagear as versões antigas, mas elas só funcionam nos quadrinhos. O que mantivemos foi a capacidade de se dividir em três partes." Chama atenção, também, a logomarca da Dodge na parte dianteira. A montadora tem um contrato comercial com os produtores do filme, mas não participou do desenvolvimento conceitual do Fantasticar.

"A primeira vez que eu olhei para o Fantasticar fiquei empolgado. Eu sou um cara que gosta de carros, e isto é o máximo. Eu gostaria de dar uma volta no carro, se funcionasse de verdade", disse Michael Chiklis, que interpreta o Coisa. O veículo agradou também Jessica Alba (a Mulher-Invisível). "Nós passamos muito tempo no carro. Filmamos dias inteiros lá dentro, fazendo muita coisa virtual, com computação gráfica. É como o brinquedo do ‘De Volta Para o Futuro’ da Universal Studios.

O diretor Tim Story não escondeu a empolgação: "O Fantasticar é como o quinto personagem do Quarteto. Era tão legal pensar em um carro voador que se separa em três compartimentos que isso foi uma das primeiras coisas em que começamos a trabalhar no filme".

* A jornalista viajou a Vancouver a convite da Fox Film do Brasil