Terra - Cinema

Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado

Rua de Vancouver vira Shangai para filmagens

Larissa Magrisso*
Direto de Vancouver

Não chegava a chamar atenção a presença de letreiros com ideogramas e visual oriental em pleno centro de Vancouver. Afinal, a maior população de imigrantes da cidade canadense é formada por chineses e em todos os bancos e órgãos oficiais é possível encontrar avisos grafados em inglês, francês e mandarim. Uma rua específica, no entanto, foi totalmente transformada em um beco de Shangai, cenário de uma seqüência eletrizante de 'Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado'.

Às 18h - em ponto - a equipe de produção começa a montagem dos cenários, que incluem bancas de frutas, jornais e eletrônicos, um pagode (o templo religioso com telhados sobrepostos, não o gênero musical), um trilho por onde desliza parte do Fantasticar (veículo do Quarteto) e cerca de cem figurantes de olhos puxados. Tudo deve desaparecer antes das 6h, pois a rua é utilizada normalmente como acesso a vários prédios comerciais durante o dia.

Em uma gélida noite de novembro de 2006, Jessica Alba (Susan Storm / Mulher-Invisível) fugia do Surfista Prateado em um dos compartimentos do Fantasticar. Para filmar uma cena de poucos segundos em que a atriz se debate, afasta os cabelos e faz uma expressão de medo, a equipe levou mais de cinco horas. Para driblar o frio de -10ºC sem tirar o sorriso do rosto, Jessica lançou mão de um cobertor escondido no veículo e botas de camurça usadas sobre o moderno uniforme colante azul-marinho.

Tim Story, ocupando sua cadeira de diretor, acompanhava tudo de um monitor. Com expressão que alternava seriedade com descontração, dava instruções sobre a posição de Jessica, mandando repetir cada tomada várias vezes. A estrela, no entanto, foi poupada de mais de uma hora de frio e movimentos repetitivos. Uma modelo com os mesmos longos cabelos loiros e estatura ficava em seu lugar para as marcações de câmera e luz, enquanto Jessica só deixava sua tenda aquecida na hora de filmar.

O designer de produção Kirk Petruccelli descreveu o set a céu aberto como um caos ininterrupto. "Este é o nosso maior set", disse, para em seguida elogiar a locação por despertar interesse genuíno em visitantes e membros da comunidade asiática de Vancouver: "Algumas pessoas entram, chegam e sobem no templo, prestando reverência como se ele fosse de verdade", afirmou.

* A jornalista viajou a Vancouver a convite da Fox Film do Brasil