Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



O cinema do século XXI com tecnologia, efeitos especiais e...coração

O 50º Festival Internacional de Cinema de Berlim terminou este domingo com a entrega dos Ursos de Ouro e Prata e a exibição do filme Bossa Nova, de Bruno Barreto, que encerrou a cerimônia de gala.

O Urso de Ouro foi conquistado pelo filme favorito de público e crítica da Berlinale, Magnolia, do diretor americano Paul Thomas Anderson, com atuações elogiadas de Jeremy Blackman, Tom Cruise, Melinda Dillon, Julian Moore e Melora Walters.

Com o Urso de Ouro para Magnolia, o Festival quis distinguir principalmente "autores e atores jovens", disse o cineasta Walter Salles, também integrante do júri, presidido pela atriz chinesa Gong Li. Ursos de Prata foram entregues ao filme chinês Wo de Fu Qin Mu Qin, do diretor Zhang Yimou, e The Million Dollar Hotel, do alemão Wim Wenders e o diretor Milos Forman por Man on the Moon.

Também foram distinguidos com o Urso de Prata o ator americano Denzel Washington por O Furacão, as atrizes alemãs Bibiana Beglau e Nadja Uhl pelo filme Die Stille Nach dem Schuss, de Volker Schloendorff.

Bruno Barreto teve uma acolhida calorosa com seu novo filme, Bossa Nova, com Amy Irving e Antonio Fagundes. Barreto está preparando dois filmes, um dos quais filmado no Brasil, será dedicado a Carmen Miranda. Para o cineasta brasileiro, o cinema latino-americano e o de seu país do começo do século XXI é muito diversificado, tem uma vitalidade incrível, aborda histórias novas, e tem uma característica mais human. "Os americanos fazem seus filmes com efeitos especiais, com tecnologia; nós fazemos com o coração", concluiu Barreto.


Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.