|
AGORA COM MAIS CALMA A palavra "assédio" é totalmente inadequada para resumir a história. O pianista, logo no início do relacionamento, diz que está apaixonado e propõe casamento. Ela não pode, porque não quer (ou pelo menos não consegue demonstrar interesse algum) e porque não pode (já é casada). A partir daí, o pianista afasta-se, respeitando a posição de sua empregada. Não há assédio. Há a reiteração constante do desejo do pianista, que mais parece um adolescente amedrontado e incapaz de lutar pelo seu amor. Neste momento, o filme tenta contar a lenta trajetória emocional da personagem de Thandie Newton, que passaria da indiferença à compaixão, e desta para um início de amor. Se fosse uma grande atriz, e se o roteiro conseguisse criar situações mais dramáticas, mais explícitas, talvez essa trajetória adquirisse contornos semelhantes aos encontrados em O céu que nos protege: amores difíceis demais num mundo absurdo demais. O fim – que não vou contar – fica bastante artificial. Deixar a história suspensa, o enredo aberto, para que o espectador preencha como quiser, pode ser uma excelente idéia para um filme igualmente aberto, que ofereça caminhos e deixe dúvidas quanto aos objetivos dos personagens. Assédio não é um filme assim. É linear e previsível. Quem não adivinhou antes que a empregada acabaria aproximando-se do patrão, para que acontecesse o inevitável "encontro dos párias"? Ao economizar no orçamento (é um filme barato, feito com dois atores e poucas locações), Bertolucci parece ter limitado também sua criatividade. Não havia, realmente, nenhuma justificativa dramática para suas famosas gruas e extraordinários movimentos de câmara, mas também não precisava filmar com desleixo. Assédio é um pequeno filme que, infelizmente, não passa de um filme pequeno do grande mestre Bertolucci. Assédio (Itália, 1998). De Bernardo Bertolucci Carlos
Gerbase é
jornalista e trabalha na área audiovisual, como roteirista e diretor.
Já escreveu duas novelas para a Terra Networks (A
gente ainda nem começou e "Fausto"). Atualmente
finaliza seu terceiro longa-metragem, Tolerância, com Maitê Proença e Roberto Bomtempo. |
||
Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
|