Busca

Pressione "Enter"

 

e-mail Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

Um Plano Simples contrapõe corrupção e integridade



Se você já viu esse filme, dê sua nota:




Você está andando pela floresta, num duro frio do inverno norte-americano e, de repente, encontra um avião caído. Checa e vê que não há sobreviventes, somente uma mala com cerca de 4 milhões de dólares. O que você faz? Corrupção e ética são o centro da história contada em Um Plano Simples, que tem Bill Paxton, Billy Bob Thornton e Bridget Fonda nos papéis principais.

Hank , seu irmão Jacob e o amigo Lou (Brent Briscoe) acham o avião. Hank decide que devem reter a mala com os 4 milhões de dólares esperando que alguém dê por falta dela e só gastar o dinheiro depois, quando o acidente estivesse esquecido. Mas eventos além de seu controle começam a acontecer, além da extensa manipulação que sofre de sua mulher grávida Sarah, interpretada por Bridget Fonda. As interpretações dos atores, todos, não só Billy Bob Thornton, já valem o preço do ingresso, além do clima de suspense e o questionamento ético que permeia o filme.


Quatro milhões de dólares mudam a vida de três homens em Um Plano Simples

Thornton recebeu diversos prêmios e nomeações por seu papel como Jacob Mitchell, o semi-retardado irmão de Hank Mitchell, o yuppiezinho de cidade de interior interpretado por Bill Paxton. Entre as nomeações de Thornton como ator coadjuvante por seu papel em Um Plano Simples estão as do Oscar, do Globo de Ouro e do Screen Actors Guild, além da premiação como melhor ator coadjuvante do ano de 1998 da Associação dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos. Realmente Thronton é o melhor do filme com sua contundente interpretação de um homem íntegro porém desacreditado por sua deficiência.

Adaptado do romance de mesmo nome, lançado em 1993, e Envie esta página para um amigo transposto para o cinema com roteiro do próprio escritor, Scott B. Smith, indicado ao Oscar de melhor roteiro adaptado, Um Plano Simples lembra outros bons filmes recentes como Temporada de Caça, de Paul Schrader e Fargo, dos Irmãos Coen, seja por suas paisagens parecidas do centro-oeste americano e seu frio rigoroso, seja pelo retrato do americano interiorano.

O diretor Sam Raimi, conhecido por filmes de horror como os cultuados Uma Noite Alucinante (1 e 2) e Darkman, muda o rumo de sua carreira com este filme de suspense dramático, porém mantendo as características aterrorizantes dos filmes de horror. Se em Temporada de Caça prevalece o tratamento principalmente psicológico do roteiro e em Fargo prevalece o estilo único dos irmãos Coen, com sátiras mordazes dos tipos característicos americanos, a força de Um Plano Simples está no suspense decorrente do desenrolar dos acontecimentos e na boa interpretação dos atores.
(Beth Ferreira)

Leia a opinião de Carlos Gerbase sobre o filme


Procure na sua cidade

Direto do site oficial


Livros recomendados
A Simple Plan, de Scott Smith, 1994.


   
 








UM PLANO SIMPLES

Título Original: A Simple Plan
País de Origem: EUA
Ano: 1998
Duração: 123min
Diretor: Sam Raimi
Elenco: Bill Paxton, Billy Bob Thornton, Bridget Fonda, Brent Briscoe











Copyright © 1996-1999 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.