|
Diário da Filmagem
02/06/99 - Quarta-feira
Começamos por uma dureza:
várias cenas que acontecem nas proximidades de uma pequena cachoeira. Externas
são sempre mais complicadas, e esta, especificamente, ainda tinha um nível de
ruído ambiente muito alto (a água caindo). O dia amanheceu com céu claro, mas,
antes das 9 da manhã, já estava bem nublado. Pelo menos não tínhamos chuva, e
o Alex (diretor de fotografia) fez o sol com luz artificial mesmo, usando refletores
HMI de grande potência.
Estávamos
prontos para rodar pelas 9 e meia, mas aí a grua
resolveu incomodar: o ajuste do foco remoto não funcionava. Esperamos até às
11, e nada. É nessas horas que o diretor tem que tomar uma decisão: depois de
falar com o Alex resolvi rodar com o foco manual, simplificando um pouco o movimento.
Olhei para a equipe, mais de quarenta pessoas esperando que finalmente o filme
começasse, respirei fundo e fizemos o primeiro plano de "Tolerância": a câmara
passeia pela água até encontrar a mão de Guida (Ana Maria Mainieri), que reclama
do frio. Júlio (Roberto Bomtempo) e Anamaria (Maria Ribeiro) vêm logo atrás.
Anamaria diz que a água não está tão fria assim. Mas é claro que estava.
As
duas atrizes ficaram o dia inteiro botando e tirando casacos. Pela uma da tarde,
entraram na água pela primeira vez. Gritaram que estava frio, como o roteiro
mandava, e posaram para algumas fotos de Júlio. E saíram correndo para se secarem.
Temperatura ambiente: uns dez graus. Temperatura da água: é melhor nem saber.
Filmamos das onze às quatro e meia (quando começou a chover um pouco), praticamente
sem intervalos. Em vez de almoço, um lanche reforçado. Não deu pra cumprir todo
o cronograma, mas faltou pouca coisa. Para um primeiro dia, foi ótimo. A melhor
notícia é saber que a equipe funciona bem.
Juarez Dagoberto, técnico do som direto, com
dezenas de longas de experiência, dá segurança no som. Luis Abrahmo na câmara
é garantia de bons movimentos e, quando o plano exigiu, segurou a câmara (uma
Arri que pesa, com a objetiva zoom,
uns quarenta quilos) no ombro. Ana Azevedo (minha primeira assistente) gerencia
o set com bastante agilidade, me deixando com mais tempo para cuidar dos atores.
Aliás, o elenco, entusiasmado apesar do frio, rendeu como nos ensaios, e quase
não repetimos nada pela atuação. A turma da "pesada" mostrou muita agilidade
para trocar a posição da câmara e ajustar a luz. Enfim, foi dada a largada. Agora
temos mais sete semanas pela frente.
Acompanhe o dia-a-dia das
filmagens de Tolerância e veja imagens exclusivas em Atrás
da Câmara.
CAPA
|