|
Diário da Filmagem
17/07/99
- Sábado
Dia dedicado a uma série de pequenas cenas e a uma refilmagem. Começamos com alguns planos do quarto de Júlio, só com o Bomtempo em quadro. Depois, um diálogo do casal. Este nos deu um pouco de trabalho, pois era um travelling difícil, com a câmara na janela. Também fizemos a cena para a qual graváramos um vídeo há dois meses, que simula um programa tipo "Sexy-time". Foi engraçado.
No final do dia, tínhamos planejado fazer mais um plano para a cena do carro, com Teodoro e Márcia. Era a única cena de "Tolerância" em que, depois de termos rodado, eu havia ficado com a sensação de que estava faltando alguma coisa. Por dois motivos: os atores estavam cansados e a decupagem foi simplificada demais.
Mas havia um problema: o ator Nelson Diniz, achando que sua participação no filme estava encerrada, apareceu no estúdio com os cabelos cortados, bem mais curtos do que no dia em que tínhamos rodado. Aí a responsabilidade ficou nas mãos do nosso maquiador, Jamonot, que disse resolver a questão em algumas horas. Foi um Deus nos acuda, porque ele precisava de cabelos parecidos com os de Diniz.
A vítima acabou sendo o Dé, auxiliar de cenografia e boy do set, que teve seus cabelos retalhados (e mais tarde devidamente aparados pelo Cláudio, auxiliar do Jamonot).
O Jamonot foi um artesão, trançando os fios com uma paciência de Jó, até encompridar alguns centímetros os cabelos de Diniz. Como a cena é noturna, dentro de um carro em movimento, tenho certeza que ninguém notará. Com exceção dos leitores do ZAZ.
Agora, depois da refilmagem, estou satisfeito com a cena, que também marcou a despedida de Maitê Proença do nosso set, porque ela não está nos dois últimos dias de filmagens, no bar Ocidente. Despedidas nunca são alegres, principalmente depois de dois meses de convívio quase diário (e quase sempre alegre). A Maitê fez muitos amigos aqui em Porto Alegre. Tenho certeza que volta logo. Agora faltam dois dias. Vamos ver o que rola.
Acompanhe o dia-a-dia
das filmagens de Tolerância e veja imagens exclusivas em
Atrás da Câmara.
CAPA
|