capa - culinária


Hamburguer, uma idéia simples e vitoriosa

Poucas preparações e receitas se tornaram famosas em nível mundial, mas uma delas se transformou em um dos produtos mais consumidos mundo afora: o "hamburguer". Um simples bolinho de carne moída, grelhada e colocado dentro de um pãozinho. Como é que uma receita tão simples pode se transformar em um best-seller culinário? Eu diria que o hamburguer reúne os dois produtos mais apreciados pela humanidade, pão e carne, podendo ser acrescentados outros ingredientes que acabam de personalizar o sanduíche para cada paladar. Queijo, com bacon, cheese salada, vinagrete, etc, são centenas de combinações, para todos os paladares. Diria também que é uma refeição prática. Pode-se comer a qualquer hora e não necessita nenhum ritual especial.

A receita é preparada há mais de 100 anos, mas primeira referência escrita que se tem dos hamburgueres data de 1903. A receita dos bolinhos de carne moída foi levada para os Estados Unidos junto com emigrantes alemães que desembarcaram em Nova Iorque vindos do porto de Hamburgo. Na América, o bolinho de carne foi grelhado e colocado dentro de um pãozinho. Alguém gostou, fez mais um, e mais um. Pronto. Nasceu o sanduíche mais vendido do planeta, talvez nem o tão igualmente famoso "hot dog" venda tanto.

Diariamente devem se vender milhões de hamburgueres mundo afora, muito provavelmente é um dado que não se consiga contabilizar, pois em cada cidade do planeta existem lanchonetes, bares e restaurantes oferecendo as mais variadas interpretações da receita. Nos EUA, terra do "burguer" existem diversas opções para se degustar um bom hamburguer, desde pequenos restaurantes locais até grandes redes internacionais, Hard Rock, Cheddar´s, Whattaburger, Wendy's, Benninghan's e por aí vai. Isso, sem falar em Burger King e Mac Donald´s, mas minha preferência vai para locais chamados "joints" que são estabelecimentos pequenos de bairros e que preparam deliciosas opções.

Outro grande motivo para o crescimento das vendas é que o hamburguer é um sanduíche de baixo custo, o que o transforma em uma receita bem democrática. Em certas promoções nos EUA um cheese burguer é vendido em uma grande rede de lanchonetes a U$ 0,39 e qualquer cidadão pode comprar. No Brasil o "burguer" também já tem uma história antiga, difundido nas décadas de 50 e 60 virou um "hit", os sanduíches eram oferecidos nos "drive in" que na época eram lanchonetes em que se podia ser servido no próprio carro, muito diferente do que são hoje.

Minha preferência vai para os hamburgueres preparados em São Paulo, e tem para todos os gostos. Particularmente gosto do Joakin's, do Achapa, do Fifties, do New dog e da rede América. Infelizmente o Rock Dreams fechou, era o melhor de todos apesar de ser o mais caro. Especialistas afirmam que o segmento tende a continuar crescendo e que mais redes irão se instalar mundo afora. Alguns gourmets "tremem nas bases", mas não tem jeito, para alimentarmos 6.000.000.000 de habitantes o hamburguer ainda é a melhor idéia.

Leia as colunas anteriores

Volta para a capa




Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
 

tvchef@terra.com.br