Curiosidades    Ciência e Tecnologia
Capa
Ciência e Tecnologia
Comes e Bebes
Cultura
Esportes
Fatos Absurdos
Frases e Provérbios
História
Lugares
Marcas e Personagens
Mundo Natural
Objetos
Recordes
Ser Humano
Variedades
 Sites Relacionados
» Ciência
» Educação
 Fale conosco
Envie suas críticas e sugestões para o Terra Curiosidades

  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

Brasileiro provou a existência da partícula atômica "méson pi"

Foi o brasileiro César Lattes quem conseguiu provar a existência do "méson pi", partícula atômica descoberta através de cálculos matemáticos, pelo japonês Hideki Yukawa. Lattes fotografou o "méson pi" nos raios cósmicos, abundantes na atmosfera rarefeita das grandes altitudes, no alto do Monte Chacaltaya, Bolívia.


O recheio dos pneus de aviões

Você achava que os pneus de aviões eram enchidos com ar, como os de nossos automóvies? Pois saiba que não. O gás usado para isso na aviação é o nitrogênio, pois seu volume não se altera com as variações de temperatura. Dado importante já que as aeronaves estão sujeitas a temperaturas que vão de 50 graus negativos, quando voam, a 80 positivos, quando pousam, devido ao atrito das rodas na pista.


Empresários americanos pretendem substituir satélites artificiais por dirigíveis

Dirigíveis, que flutuam graças à impulsão de gases mais leves que o ar, poderão substituir os satélites artificiais. Empresários americanos pretendem montar uma rede de 250 zepelins, a 20 mil metros de altura, para retransmitir sinais de rádio e telefonia. A rede custará 5 bilhões de dólares, fração apenas do custo dos satélites artificiais.


Relógio mais preciso do mundo atrasa um segundo a cada 3 milhões de anos

O NIST-7 é o relógio mais preciso que já se construiu até hoje. Funciona no "National Institute of Standards and Technology" do Colorado, EUA. Segundo seu construtor, Robert Drullinger, se o NIST-7 funcionasse durante 3 milhões de anos, só atrasaria ou adiantaria um único segundo.


Computadores realizarão operações matemáticas com a velocidade do pensamento

Os computadores atuais já têm endereço certo: os museus. Os circuitos integrados serão substituídos por moléculas que reproduzem a estrutura genética de um organismo vivo. Os primeiros protótipos dos novos computadores já estão funcionando em centros de pesquisas norte-americanos. Realizam operações matemáticas com a velocidade do pensamento.


  Primeira páginaPágina anterior Próxima páginaÚltima página  

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade