Voldemort perde o controle de Bartô Crouch, que foge para Hogwarts. Na forma de Olho Tonto Moody, Bartô Crouch Jr. mata o pai.
Harry e Cedrico vão para a última tarefa do Torneio Tribruxo. Eles entram num labirinto mas são levados para um cemitério. Lá, Rabicho mata Cedrico com o “Avada Kedrava”. Harry assiste Voldemort voltando à sua forma humana. Os espíritos de Tiago e Lilian ajudam Harry a se livrar dos inimigos e voltar a Hogwarts com o corpo de Cedrico nas mãos.
O verdadeiro Olho Tonto Moody é encontrado em uma mala mágica por Dumbledore. Bartô Crouch Jr. é morto pelo Beijo do Dementador.
Dumbledore anuncia aos alunos de Hogwarts que Voldemort está vivo. O Ministério se recusa a acreditar no bruxo.
No segundo semestre, Harry é taxado como mentiroso por toda a comunidade bruxa. Segundo jornalistas, ele está “inventando” o retorno de Voldemort para se promover.
Duda e Harry são atacados por dementadores no bairro em que moram. Harry conjura um patrono e é julgado pelo Ministério por usar magia fora da escola. Dumbledore ajuda a salvá-lo.
Dolores Umbridge, do Ministério, é nomeada professora de Defesa contra a Arte das Trevas.
Harry insinua que Voldemort está vivo numa aula e Dolores Umbridge o coloca na detenção. Ele é obrigado a fazer uma marca de queimadura na mão com os dizeres “Não vou mais contar mentiras”.
Harry tem uma visão em que Sr. Weasley é atacado no Ministério. A visão é verdadeira e o pai de Rony e Gina é internado no hospital St. Mungus.
Snape começa a dar aulas de Oclumência para que Harry impeça que Voldemort consiga entrar em sua mente.