Autor: J.K. Rowling
Páginas: 704
Editora: Rocco
Aos 15 anos, Harry continua sofrendo a rejeição de seus tios. Enquanto passa as férias de verão em Londres, Potter e o primo, Duda, são atacados por Dementadores. Ninguém acredita na história e o bruxo é julgado no Ministério por fazer feitiços fora da escola, mas é absolvido com a ajuda do mago Dumbledore.
De volta à Hogwarts, o garoto sofre com as crises típicas da adolescência: se irrita com o assédio da imprensa, começa a descobrir sua sexualidade e desperta interesse pelas garotas. Quando Dumbledore é afastado da diretoria de Hogwarts, a funcionária do ministério, Umbridge, o substitui. Ela acredita cegamente que Harry mentiu sobre o retorno de Lorde Voldemort e está pronto para castigá-lo todas as vezes que ele tentar repetir tal história.
Enquanto isso, a mente de Harry fica cada vez mais conectada com a do Lorde das Trevas, o que fará com que ele descubra mais verdades sobre o seu passado e o que está guardado numa estranha profecia. Na batalha final, uma pessoa muito próxima do herói acaba morrendo.