Quando criança, o acelerado Dastan nunca foi exatamente um menino de andar em linha reta. Irrequieto, ele podia provocar uma generosa bagunça, como aquela que ele fez no mercado no dia em que resolveu roubar uma maçã. E foi pela habilidade em sua fuga que o órfão Dastan chamou atenção do Rei Sharaman, que passava pelo mesmo mercado no momento em que o menino demonstrava toda sua perícia em saltar para escapar dos soldados reais. Impressionado com o jovem ladrão, Sharaman decidiu adotá-lo e criá-lo sob o teto do palácio real.
Surge assim o Príncipe Dastan, o filho adotado e, possivelmente, o mais amado entre os três herdeiros do Rei. O ex-menino de rua cresce em um homem brincalhão, justo e ainda mais ágil na arte do confronto corporal e dos saltos acrobáticos. É este homem quem irá descobrir e, depois, proteger a Adaga do Tempo e a Ampulheta do Tempo, artefatos valiosos que podem mudar o curso da História.
A família Gyllenhaal tem uma longa história com o cinema. Jake é irmão mais novo da atriz Maggie Gyllenhaal e é filho do diretor Stephen Gyllenhaal e da produtora e roteirista Naomi Foner. Com toda essa herança, o ator americano logo se firmou como um nome forte em Hollywood, não apenas pelo sobrenome ou rosto bonitinho, mas por saber escolher bem seus papéis e fazer jus a eles. Concorreu ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por 'O Segredo de Brokeback Mountain' (2005) e é até hoje mais conhecido pelas produções mais alternativas ao chamado "mainstream" do que pelas superproduções. Se 'Príncipe da Pérsia – As Areias do Tempo' vingar nas bilheterias, Jake pode estar diante de sua primeira franquia arrasa-quarteirão, já que a história ainda rende muitas continuações.