A sequência de ‘Crepúsculo’, começa em clima festivo. A humana Bella Swan (Kristen Stewart) faz aniversário e ganha uma festinha particular na mansão dos Cullen – clã de vampiros comandado pelo patriarca Carlisle (Peter Facinelli), família de seu amado, Edward (Robert Pattinson, o galã da história). Em meio à comemoração, no entanto, o irmão mais novo de Edward, Jásper (Jackson Rathbone), faz valer a maldição que cai sobre a raça dos vampiros - a sede por sangue humano - e parte pra cima da aniversariante, quando ela se corta, vertendo gotas de sangue.
Diante da iminente ameaça que sua família provoca à amada, Edward e seus familiares resolvem se mudar de Forks, de maneira a preservar a vida de Bella.
Desolada com a partida do namorado e na tentativa de esquecer o vampiro que ama, Bella irá se aproximar de Jacob (Taylor Lautner), o amigo integrante da tribo indígena dos quileute, que sente mais do que uma profunda amizade pela mocinha da trama e guarda um segredo secular envolvendo lobisomens (os inimigos naturais dos vampiros).
Apesar da tentativa esforçada de esquecer Edward, Bella o ama demais e o vínculo que os une não se rompe com a distância. Ela passa a arriscar sua vida – todas as vezes que Bella estava em perigo, em ‘Crepúsculo’, Edward, pressentindo uma iminente tragédia, sempre aparecia para salvar sua pele -, na ilusão de que Edward possa reaparecer a qualquer momento para resgatá-la.
Além dos riscos provocados por ela mesma, Bella correrá um perigo real e imediato, que não suas peripécias em cima de uma moto ou à beira de um penhasco. A vampira Victoria (Rachelle Lefevre) quer matá-la, como vingança por Edward ter matado seu amado, James (Cam Gigandet), na primeira história.