Por Danilo Saraiva
A segunda geração dos Transformers, ou G2, começou em 1993, quando a Hasbro tentou retomar a antiga série por meio de episódios "reciclados" com algumas novas falas e situações semelhantes ao que já havia sido mostrado. Essa "reciclagem", porém, não deu certo e logo o desenho foi esquecido pela empresa.
A grande "recuperação" dos Transformers no mercado animado aconteceu em 1997, quando a Mainframe, em parceria com algumas emissoras norte-americanas, resolveu criar uma série em três dimensões.
Ao contrário dos outros desenhos, que mostravam a eterna luta entre Decepticons e Autobots, aqui os protagonistas eram os Maximals e Predacons (descendentes respectivamente dos Autobots e Decepticons). Outra grande diferença é que os heróis e vilões não são veículos que se transformam em robôs, mas sim animais - insetos, mamíferos ou mesmo répteis - mutantes.
O sucesso de Beast Wars logo originou uma seqüência e a empresa Mainframe resolveu criar Beast Machines, que seguia praticamente a mesma história, focada em outros personagens e veículos. Embora bem-sucedida, a seqüência não agradou muitos fãs, que colocaram a série na lista das "mais odiadas" da franquia.
Apesar da grande repercussão de Beast Wars, produtoras japonesas resolveram fazer um "remake" do desenho, que mostrava um universo paralelo daquilo que os americanos já haviam mostrado.