* Niemeyer sempre foi um forte defensor de sua posição comunista. Chegou a visitar a União Soviética, onde teve encontros com diversos líderes socialistas. Fidel Castro teria dito a respeito dele: "Niemeyer e eu somos os últimos comunistas deste planeta".
*Em entrevista concedida a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, em junho de 2007, o arquiteto provou que continua mantendo a jovialidade e o bom-humor. Ao ser questionado se as coisas são melhores do que há cem anos, Niemeyer afirmou: "Cem é sacanagem, pô! Eu tenho 60!".
*É dele a frase: "A arquitetura não tem importância. A vida que é importante".
*O arquiteto detesta avião. Mesmo para se deslocar do Rio de Janeiro para Brasília, Niemeyer prefere utilizar o automóvel.
*Ao lado da filha, Anna Maria, Niemeyer projetou uma linha de móveis.
*Prestes a completar 100 anos, o arquiteto afirmou em entrevista recente à revista Isto É que come de tudo, fuma charuto, toma vinho e mantém relações sexuais diárias.
*Chico Buarque decidiu prestar vestibular para arquitetura inspirado no trabalho de Niemeyer.
*Niemeyer é obcecado pela idéia de recompensar as pessoas que fazem parte do seu círculo. O arquiteto projetou uma casa para seu motorista em uma área tomada por favelas, na zona norte do Rio.