A trajetória no teatro
Veja também
1953
Fundação do Teatro de Arena, da qual participaram José Renato, Renata Blausteins, Moná Delaci, Sergio Brito e John Herbert.
11/04 - Estréia da peça Esta Noite é Nossa, de Stafford Dickens, direção de José Renato, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
01/10 - Estréia de Demorado Adeus, de Tenesse Willians, e de Judas em Sábado de Aleluia, de Martins Pena.
1954
12/04 - Estréia de Uma Mulher e Três Palhaços, de Marcel Achard, no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Com Sérgio Brito, Jorge Fisher, Eva Wilma e John Herbert. Direção de José Renato. Inauguração do Teatro de Arena, na Rua Teodoro Bayma, onde se encontra até hoje, com o nome de Teatro Eugenio Kusnet. A peça foi apresentada em São José dos Campos, na Escola Preparatória da Aviação e em diversos clubes no Rio de Janeiro. Teve também uma apresentação, no Palácio do Catete, para o presidente Café Filho, em 1957.
1955
Escrever sobre Mulheres, de José Renato, no Teatro de Arena. Com John Herbert e Renata Blausteins.
1961
Maio/junho - Representação em alemão de Disque M Para Matar, de Frederick Knott, e leitura dramática (alemão) de Galilei Galilei, de Bertold Brecht.
1963
Junho - Boeing-Boeing, de Marc Camoletti, no Teatro Copacabana. Direção de Adolfo Celli. Com Jardel Filho, Eva Wilma, John Herbert, Ilka Soares, Marilia Branco, Carminha Brandão. O espetáculo foi representado 640 vezes, entre Rio de Janeiro (também no Teatro Carlos Gomes), São Paulo (no Teatro Bela Vista) e Porto Alegre.
1965
Julho - Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, no Teatro Municipal do Rio. Direção de Sérgio Cardoso. Com Yoná Magalhães, Lola Brah e John Herbert.
Setembro - A Dama do Maxim's, de George Feydeau, no Teatro Maison de France, no Rio de Janeiro. Direção de Gianni Ratto. Com Paulo Autran e Tônia Carrero.
1967
Março - Black-Out, de Frederick Knott, direção de Antunes Filho. Produção de John Herbert. Com Eva Wilma, Regina Duarte, Geraldo Del Rey, Stênio Garcia, Ivan de Albuquerque e Newton Prado. Teatro Aliança Francesa.
1968
A Cozinha, de Arnold Wesker, direção de Antunes Filho. Produção de John Herbert e Antunes Filho. Temporada no Teatro Aliança Francesa. Apresentado também no Teatro Copacabana Palace, do Rio de Janeiro. Com Juca de Oliveira, Irene Ravache, Bete Mendes, Jacques Lagoa, Ricardo Petraglia, entre outros.
1970
Março - Estréia de Os Rapazes da Banda, de Mart Crowley, no Teatro Cacilda Becker. Direção de Maurice Vaneau. Produção de John Herbert. Com Walmor Chagas, Freddi Kleeman, Denis Carvalho, Benedito Corsi, Otávio Augusto, Roberto Maia, John Herbert e Bene Silva. Apresentada no Rio de Janeiro, em 1971, a peça foi proibida pela censura.
Putz, de Murray Schisgal, direção de Osmar Rodrigues Cruz. Produção de John Herbert. Com Juca de Oliveira, Luiz Gustavo e Eva Wilma. Temporada no Teatro Aliança Francesa.
1971
Pequenos Assassinatos, de Jules Feiffer, direção de Osmar Rodrigues Cruz. Produção de John Herbert. Com Eva Wilma, Othon Bastos, Antônio Fagundes, Tony Ramos, Cláudio Corrêa e Castro, Iolanda Cardoso, Elias Gleiser e Rogério Marcico. Temporada no Teatro Oficina.
1975
Tome Conta de Amelie, de George Feydeau, no Teatro Maria Della Costa. Direção de Antunes Filho. Com Maria Della Costa e grande elenco. O espetáculo foi apresentado em Curitiba, no Teatro Guairá.
1981
Maio - Idéia Fixa, de Norberto Conti, no Teatro Brasileiro de Comédia. Direção de Carlos Alberto Sofredini.
1983
Julho - Os Colunáveis, de Claude Magnier. Adaptação de Juca de Oliveira. Direção de José Renato. Com Othon Bastos, Maria Isabel de Lisandra e John Herbert. Mais tarde, Jussara Freire e Francarlos Reis passaram a fazer parte do elenco, em temporada no interior de São Paulo.
Novembro a janeiro/85 - Toalhas Quentes, de Marc Camoletti. Direção de Maurice Vaneau. Com Jonas Mello, John Herbert, Arlete Montenegro, Ivette Bonf, Zélia Martins. Temporada no Teatro Zaccaro.
1985
Grande Motel, de Ewerton Capri Freire. Com John Herbert e Matilde Mastrangi. Estréia no dia 1º de março. A peça excursionou por 76 cidades do Estado de São Paulo, Minas e norte do Paraná. Alcione Mazzeo assumiu o papel de Matilde Mastrangi até 06/10/85.
1986
Março - O Peru, de George Feydeau, adaptação de Juca de Oliveira. Direção de José Renato. Temporada no Teatro Ginóstico. Até o dia 09/10/86, a peça foi apresentada 231 vezes.
1987
Abril - Estréia de Black-Out, de Frederick Knott (remontagem). Produção de John Herbert e direção de Maurice Vaneau. Com Lúcia Veríssimo, Sérgio Mamberti, Jacques Lagoa, Mayara Magri, John Herbert e Márcio de Lucca.
Outubro - Delícias de um Descasado, de Walcyr Carrasco. Direção de Jacques Lagoa. Com John Herbert, Miriam Lins e Alexandra Correa. Temporada no Teatro Brasileiro de Comédia - Arena.
1988
Viagem com Delícias de um Descasado. De março a maio, pelo Estado de São Paulo e norte do Paraná. Reestréia em São Paulo em 1º de julho, com Aldine Muller e Deive Rose, no TBC - Arena.
1990
Uma Ilha Para Três, de André Rossin. Direção de Gianni Rato. Com Matilde Mastrangi, Adriano Reys e John Herbert. Temporada no Teatro Cacilda Becker, até junho. Em agosto, a peça sai em viagem pelo Estado de São Paulo e diversas capitais do país.
1993
Setembro - No dia 8, estréia a peça Pigmaleoa, de Millôr Fernandes. Direção de Jacques Lagoa. Com Glória Menezes, Márcio Costa, Paulo Hesse, E. Gasper, Cláudia Spinelli, Matheus Carrieri, Zenaide, Miguel Bretas e John Herbert. Temporada no Teatro Procópio Ferreira, até o final de novembro.
1995
Março/agosto - O Jantar dos Babacas. Direção de Paulo Afonso Grisolli. Com André Valle, David Cardoso, Andréa Mognon, Elcio Romar. Temporada no Teatro Princesa Izabel.
1996
Março - Viva Sem Medo Suas Fantasias Sexuais, de John Tobias. Adaptação de João Bethencourt. Direção de Rogério Fasano. Com Elisângela, João Carlos Barroso, Elcio Romar. Temporada no Teatro Ginástico.
1998
Abril/maio - Jogo da Velha, de Nelson Baskerville e Michel Fernandes. Direção de Attílio Riccó. Com Márcia Real, Daniela Camargo, Malú Pessin, Milton Levy, Haydee Figueredo, Serafin Gonzáles, Nelson Baskerville. Temporada no Teatro Maria Della Costa.
2000
Maio - Socorro, Mamãe Foi Embora, de Benedito Rui Barbosa. Direção de José Wilker. Com Marilene Barbosa, Yara Jamra, Guilhermina Guinle, Danton Mello, Paulo de Almeida e Oscar Magrini. Temporada no Teatro Imprensa.
2002
Abril - Socorro, Mamãe Foi Embora, de Benedito Rui Barbosa. Direção de José Wilker. Com Marilene Barbosa, Yara Jamra, Guilhermina Guinle, Danton Mello, Paulo de Almeida e Oscar Magrini. Temporada no Espaço Promon.
2004
Janeiro - "Senhoras & Senhores" de Lionel Goldstein e direção Alexandre Reinecke. Com John Herbert, Antônio Petrin, Suely Franco e Sônia Guedes.
2007
Janeiro - Jubileu de Prata da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. Direção Abílio Tavares, com John Herbert, Taumaturgo Ferreira, Bianca Rinaldi e Iran Malfitano.
Veja também
|