Vinicius Pereira
Direto de São Paulo
A Fiat completa, em 2011, 35 anos de Brasil. Desde sua chegada ao País, a montadora italiana, sempre priorizou os consumidores que procuravam o primeiro automóvel. A marca italiana chegou a cerca de 12 milhões de veículos produzidos até hoje. A filial brasileira obteve lucro de R$ 20,7 bilhões em 2010, 30% do faturamento mundial do grupo.
A marca chegou ao País em 1976, cinco anos após o então governador de Minas Gerais, Rondon Pacheco, realizar os primeiros contatos para a criação de um pólo industrial no Estado. Betim foi a cidade escolhida para receber a primeira indústria automobilística a instalar-se fora de São Paulo. A inauguração ocorreu no dia 09/07/1976.
O carro escolhido para introduzir a marca no mercado brasileiro foi o 147. O veículo derivado do modelo 127 italiano era compacto, barato e com bom torque. Apesar de enfrentar alguns problemas no início, vendeu 536.591 unidades até 1987, quando deixou de ser produzido. Oito anos após o primeiro lançamento, a Fiat apresentou ao público o que viria a ser o modelo de maior sucesso da montadora, o Uno.
Para o consultor do segmento automotivo Valdner Papa, o lançamento do Uno trouxe à marca uma nova gama de clientes. “O lançamento do Uno trouxe uma nova fase à Fiat no Brasil. Com o sucesso dele, a montadora inicia um rápido aprimoramento na rede de concessionárias, flexibilizando e acelerando soluções, o que acabou conquistando o mercado”. O modelo é o terceiro mais vendido na história do Brasil, com 2,9 milhões de unidades vendidas, atrás apenas do Gol e do Fusca, ambos da Volkswagen.
Apesar do grande sucesso entre os carros de entrada, a marca italiana tentou conquistar outros segmentos do mercado. Modelos como o Marea, Stilo e Bravo se aproximaram do público dos veículos médios, porém nunca conseguiram ser o carro chefe da montadora, destacou o consultor automotivo José R. Caporal.
No acumulado das vendas de 2011, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Fiat lidera a participação no mercado, com 22,90% do total, seguida por Volkswagen, com 22,22% e pela General Motors que apresenta 19,92% do total.
“Há três motivos para que a Fiat seja uma das líderes do mercado. A primeira é a rápida detecção de modificações no mercado; a segunda é a tomada de decisões rápidas e a terceira é contar com uma indústria altamente produtiva, sendo uma das que mais produz carros por dia no mundo”, destaca Valdner. Já José R. Caporal afirma que “a Fiat sempre se caracterizou por uma política comercial inovadora, reagindo muito rápido ao mercado. Sempre lançou itens antes da Volkswagen e Chevrolet, seus principais concorrentes”.
Dentre os 35 anos de Brasil da Fiat, o Uno é o modelo mais vendido, com 2,9 milhões de unidades. O Palio, outro veículo de baixo preço, é o segundo, com 2,49 milhões. Siena com 724 mil, Strada com 585 mil e o 147, com 536 mil unidades comercializadas completam os cinco carros mais vendidos pela montadora italiana no País.
Atualmente, a Fiat conta com 14 modelos e 83 versões. O carro mais barato é o Uno Mille Fire Economy, de R$ 23.490. Já o mais caro é o Novo Ducato Minibus TA Multijet Economy, custando iniciais R$ 96.150. Até 2014, a montadora deve investir R$ 10 bilhões, sendo que 30% do montante irão para a construção de uma nova fábrica em Pernambuco e o restante para ampliar a capacidade de produção de 800 mil para 950 mil automóveis por ano na fábrica de Betim.