“Você vai acabar trabalhando mais, inclusive nos fins de semana, e não vai poder fazer seu próprio horário de trabalho”
A empresa familiar Vivenda do Camarão nasceu sem o objetivo de montar franquias, segundo Diego Perri, diretor de franquias da marca. Por isso, a rede conta com mais lojas próprias (96 unidades) que franqueadas (49), além de duas no exterior. Essas lojas dão um rendimento médio mensal de R$ 85 mil. A primeira loja própria foi inaugurada em 1984, e somente em 1997 surgiu a primeira franquia. Nesse intervalo, de acordo com Perri, a família começou a ser procurada por clientes, que queriam ter suas próprias lojas da Vivenda. “Descartamos as solicitações porque não tínhamos estrutura. Depois, a procura aumentou tanto que resolvemos nos adaptar, começando por transferir o know-how da empresa através de manuais operacionais”, afirma. Duas grandes dificuldades atrapalharam a velocidade de crescimento das lojas, segundo Perri: como transmitir, na prática, o conhecimento para os franqueados, e problemas no transporte de produtos para as franquias mais distantes, como as de Porto Velho, por exemplo. Solução: assumir também parte dos custos para ajudar o franqueado. “Esse problema nós resolvemos com o operador logístico e caminhões frigoríficos, e assumimos a diferença de custo para esses lugares”, afirma. A dica de Perri para quem pretende trabalhar com uma franquia do ramo de alimentação é acabar com algumas “ilusões”. “Você vai acabar trabalhando mais, inclusive nos fins de semana, e não vai poder fazer seu próprio horário de trabalho”, afirma.