11Restaura Jeans

“Quanto maior a dependência do franqueado em relação ao franqueador, maior é a chance de sucesso para os dois lados”

Com faturamento mensal médio de R$ 23 mil, a Restaura Jeans nasceu em 1991, com objetivo de atuar por lojas próprias apenas no Rio Grande do Sul. A empresa tinge, costura e renova peças de roupa, além de funcionar como lavanderia. A primeira franquia vem em 1994. A maior dificuldade foi o desconhecimento do público sobre o conceito de franquia, segundo o presidente, Flavio Conrad. “Primeiro era preciso explicar o que era franquia, e depois fazer. Muitos queriam ‘representar’ a empresa em sua cidade, mas não sabiam como funcionava o modelo”, afirma. A empresa optou por crescer por meio de franquias, já que possuía pouco capital - a franquia permite crescer mais rápido, já que o investimento próprio é menor. Hoje, a marca possui 170 lojas franqueadas. Abrir uma unidade custa, em média, R$ 80 mil. Conrad recomenda que, antes de se tornar um franqueado, é preciso se perguntar se realmente quer se tornar um empresário. “Quanto maior a dependência do franqueado em relação ao franqueador, maior é a chance de sucesso para os dois lados”, diz o presidente da Restaura Jeans.

foto: Divulgação