O sistema público de aposentadorias do Brasil, o INSS, já não garante uma aposentadoria tranquila para boa parte dos contribuintes. Com o aumento da expectativa de vida, que faz com que as pessoas vivam muito tempo depois de pararem de trabalhar, e a melhoria da renda, cresceu a busca de planos complementares de previdência como forma de tentar garantir, no futuro, uma remuneração que permita manter o padrão de vida.
Nesse tipo de plano, contribui-se durante um longo período com quantias que caibam no orçamento para, na velhice, ter direito a uma remuneração mensal ou ao resgate total do valor depositado. Esses produtos estão cada vez mais populares, concorrendo, inclusive, com aplicações financeiras.
A gama de ofertas nessa área é grande, o que colabora para que as pessoas tenham muitas dúvidas antes de contratar um determinado plano. Veja a seguir alguns pontos que convêm saber antes de assinar um contrato, como as taxas de administração e carregamento e o perfil dos fundos de investimento.
PrimaPagina
Especial para o Terra
Foto: Shutterstock