Após dez anos no mercado e poucas mudanças, o PT Cruiser deixará de ser produzido, por causa das fracas vendas nos Estados Unidos. A Chrysler do Brasil confirma que o modelo será descontinuado neste mês.
Em crise, a montadora americana pretendia interromper o Cruiser em 2009, mas optou pela sobrevida depois de ser adquirida pela Fiat e receber investimentos. No entanto, os planos agora são outros. O monovolume fabricado na planta de Toluca, no México, dará lugar ao Cinquecento, aposta da empresa italiana para retornar aos Estados Unidos. A planta receberá US$ 550 milhões para fabricar 100 mil unidades do compacto por ano, destinadas também à América Latina.
Lançado em 2000 nos EUA, o PT Cruiser já vendeu mais de 1,3 milhão de unidades em cerca de 60 países. No Brasil, onde está presente desde 2001, foram comercializadas mais de 7.600 unidades. Por aqui, ele continua disponível na versão comemorativa “Decade Edition 2010”, a derradeira, que custa R$ 69.900. Ironicamente, a propaganda do carro na internet traz o slogan: “É cada vez mais difícil permanecer relevante por dez anos”.