A Renault divulgou nessa semana as primeiras fotos do modelo Duster com o seu logotipo na grade frontal. O carro é fabricado pela Dacia, subsidiária da Renault na Romênia, no Leste Europeu. Na verdade, a Renault apenas “colou” seu logotipo no lugar da marca da Dacia para divulgar o carro que será fabricado no Brasil a partir de 2011, na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná.
O carro a ser produzido no Brasil, porém, não será exatamente igual ao Duster romeno. Para diferenciar o produto e até mesmo adaptá-lo a situações típicas do Brasil, o utiliário esportivo compacto poderá trazer mudanças sutis em lanternas, faróis, grades e até em detalhes nas portas, capô e tampa traseira.
Outra diferença virá nos pacotes de itens de conforto e de segurança, para se adaptarem ao gosto do mercado e ao bolso dos consumidores brasileiros. Montado sobre a plataforma do Logan, sedã vendido no Brasil, o Duster tem o mesmo espaço interno, mas o acabamento será superior. O principal concorrente do Duster no Brasil será o Ford EcoSport.
A Renault do Brasil não tem definidos os preços e os equipamentos de série e opcionais que virão no Duster.