Depois de um 2009 sombrio, a fabricante de automóveis de luxo inglesa Rolls-Royce está contabilizando um significativo aumento nas vendas em 2010. De acordo com números anunciados pelo diário econômico inglês Financial Times, a montadora vendeu 146% mais carros de janeiro a maio deste ano do que no mesmo período de 2009 (a companhia não informou o número de automóveis vendidos). E o resultado não veio apenas pela recuperação frente à pior crise financeira dos últimos 60 anos, que teve seu auge justamente no início de 2009, mas principalmente pela introdução de um novo modelo da linha Ghost. A Rolls Royce decidiu concorrer no mercado com um modelo de Ghost que, para os padrões da marca, pode ser considerado “mais acessível”, algo na faixa de R$ 440 mil na Europa e Estados Unidos.
O executivo-chefe da Rolls-Royce, Torsten Müller-Otvos, disse para o Financial Times que o objetivo da empresa em 2010 é o de dobrar as vendas em relação ao ano passado. Além do sucesso de seu novo Ghost mais barato, essa alta deverá vir também do desenvolvimento de novos mercados, em países emergentes, por exemplo. A China, por exemplo, deve superar o Reino Unido na compra de modelos Rolls-Royce neste ano, tornando-se o segundo maior mercado para a marca no mundo. O primeiro continua a ser os Estados Unidos