Agência EstadoTerra


Comente a entrevista do presidente


 


FHC pede ajuda para acabar com a pobreza
O presidente Fernando Henrique pediu a colaboração e o empenho da sociedade para ajudar o governo nas ações de combate à pobreza. Ele destacou a experiência do programa Comunidade Ativa, um desdobramento do Comunidade Solidária. “Nesse programa são 300 municípios, onde existe a concentração de programas sociais, por exemplo, merenda escolar, médico de família, o programa "Toda Criança na Escola", o Fundef, para pagar melhor os professores. Isso é feito nesses 300 municípios através da ativação da sociedade”.

Para o presidente, “não adianta dar dinheiro, passar dinheiro para o prefeito, passar dinheiro para o governador, isso não resolve. O que você tem que ter é uma participação da sociedade”. FHC fez questão de dizer que “mudar condições de vida não é um decreto meu e não é uma quantia de dinheiro que eu mande. É uma luta contínua da sociedade também”.

Ele aproveitou para falar dos avanços que enxerga nas áreas da educação, saúde, previdência e reforma agrária. “A educação já está mudando e os efeitos estão aparecendo. Mas são cinco anos de trabalho em cima da educação para o efeito aparecer”. O presidente frisou ainda que “é preciso entender que não adianta demagogia nisso. Não adianta botar dinheiro ou ter uma fórmula milagrosa, o que adianta é ter trabalho contínuo e fazer com que a sociedade se envolva nas questões." Veja os principais pontos da entrevista:

Área Social
Popularidade
Burocracia
Pobreza


Copyright © 2000 Terra Networks, S.A.. Todos os direitos reservados. All rights reserved.

Copyright © 2000 Agência Estado. Todos os direitos reservados.