Esotérico   Vidência


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Vidência
VISÃO INTERIOR

Você é o guardião de sua felicidade

Veja também:
Vidência
Visão Interior
 Todas as colunas
Consultório da Marina
 Consulta do dia
 Faça uma consulta
 Todas as consultas
Experiência Mística
 Envie seu relato
 Relato da semana
 Todos os relatos
Marina Gold
 Fale com Marina
 Quem é Marina

Ano-Novo. Acima dos votos de paz, saúde, dinheiro, amor, destaca-se, como o mais comum dos desejos, a idéia de felicidade. Nos últimos dias "Felicidades!" e "Feliz 2009!" foram as expressões que ouvimos mais corriqueiramente. É de se esperar: ela une, condensa, sintetiza todas as possibilidades de anseio e coroamento de realizações futuras.

Ah, a felicidade - poetas, filósofos e até mesmo economistas falam e falam sobre ela. Os místicos também não poderiam ficar de fora. Todavia, segue e prossegue reiteradamente uma angustiada reflexão: o que é, afinal, uma vida feliz? Todo mundo almeja viver feliz, mas quem sabe exatamente como alcançar tal estágio?

Em nossos dias, as circunstâncias dessa reflexão, que nunca foi das mais simples, andaram se conturbando e desgastando ainda mais. Muitos se proclamam mestres em indicar os caminhos da vida bem-sucedida, querem aconselhar e persuadir. Poucos, porém, enfrentaram o necessário exame de consciência, atravessaram o sincero desafio da humildade para abordar problema tão fundamental e importante. Convenhamos que é preciso boa intenção e sabedoria para lidar com a demanda do soberano bem, a conflituosa relação do homem com o prazer, assuntos de alcance perene e universal.

Se ao acaso vagamos em relação à busca da felicidade, devemos cuidar para não adotar como guias os rumores que nos chamam de todas as partes. O caminho movimentado é o que pode conduzir aos maiores enganos. Quanto mais por ele corremos, mais nos distanciamos do almejado, vivendo não segundo escolha racional, mas por imitação. É preciso tomar cuidado, atentamente. Buscar o melhor e não o que está na moda. Buscar afeições e venturas que possamos sentir verdadeiramente, e não que nos induzam a mostrar aos outros, exibindo uma ilusão vazia. Fugir das coisas e situações que brilhando por fora, por dentro, sejam deploráveis.

Sabedoria está em compreender que a felicidade não passa pela coroa ou pelas vestes que cobrem o corpo. Seda, cetim, linhos, belas estampas e cores não são critério seguro para distinguir o verdadeiro. Pérola, ouro e diamante são apenas objetos de aparência que, quando inócuos, nos irritam e afastam dos propósitos legítimos; quando perversos e doentios, escravizam e rebaixam, aterrorizam e nos enchem de ansiedade.

Deixemos claro: uma vida feliz é um bem do espírito - tranqüilo e inabalável, grande e agradável. E, convenhamos, o bem do espírito cabe somente ao espírito encontrar. Pena que para ele, tão ocupado anda com adereços e acessórios, pouco tempo reste para entrar em si mesmo.

Marina Gold/Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade