Esotérico   Vidência


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Vidência
VISÃO INTERIOR

Acabe com a ilusão da auto-suficiência

Veja também:
Vidência
Visão Interior
 Todas as colunas
Consultório da Marina
 Consulta do dia
 Faça uma consulta
 Todas as consultas
Experiência Mística
 Envie seu relato
 Relato da semana
 Todos os relatos
Marina Gold
 Fale com Marina
 Quem é Marina

Arrogância e egoísmo dão as mãos, se fortalecem, nos iludem, enganam. Somos pequenos, partículas, não devemos cair no erro de acreditar numa sonhada auto-suficiência, nossa condição é de dependência e interdependências recíprocas. Não nos bastamos por nós mesmos, nem a mais forte pessoa pode viver em solidão plena.

Uma grande lição é compreender que você não é uma entidade isolada, ganhar a consciência de que você representa uma peça no quebra-cabeça da humanidade - claro que essencial, mas de forma alguma única e, pior, insubstituível.

Essa lição nos agita, faz tremer sob nossos pés o chão de certezas que preferimos pisar. É difícil não ter uma compreensão apenas parcial das coisas que nos cercam. Em geral, somos levados a pensar que nossa visão de mundo e dos fenômenos, mais do que correta, é a única com possibilidade de estar correta. Triste ilusão, lastimoso equívoco.

É preciso lucidez e coragem para descer das montanhas de auto-suficiência e passar a conviver nas planícies das verdadeiras relações humanas. Viver a vida como se fosse um banquete onde você deve se comportar com cortesia. Quando as iguarias forem passando, deve-se estender as mãos para servir-se de uma porção moderada. Se algum prato não lhe for apresentado, aproveito o que já está no seu. Se ele ainda não chegou até você, espere pacientemente a sua vez. Comedimento, gratidão, cortesia devem ocupar o vazio perigoso de um egoísmo marcado por cobiça, inveja e sonhos posses e poder.

Aristóteles, na Grécia Antiga, ensinava: a avaliação equilibrada, a moderação e a escolha do "meio-termo" são as únicas estratégias corretas e eficazes a serem perseguidas em meio às realidades cambiantes, inconsistentes e assustadoramente variantes. Muitos, por não alcançarem tal amadurecimento, padecem de estranha e freqüente melancolia em meio à abundância, um assombro cheio de desgosto que irrompe, paradoxalmente, em condições de calma e tranqüilidade.

Atualmente se acompanha muito disso. Onipotência obscurecendo o bom senso, crueldade acima da boa vontade, angústia bloqueando o andar de boa vida. Vazias opiniões, imitações, falsidades, adorações e vaidades - muitas vaidades. Quem poderá nos proteger?

A arma poderosa é entender nosso diminuto lugar no plano cósmico imenso que nos engolfa. Alcançar a compreensão da insignificância de nossa presença no mundo, insignificância aterradora quando comparada com a eternidade imperturbável desse mesmo mundo. Aí então, partindo do zero, esvaziando as forças da arrogância e do egoísmo, buscar refúgio no caráter, na consciência e no crescimento espiritual. Investir no trabalho, frugalidade, integridade, dignidade, simplicidade, contentamento, coragem, abnegação, independência, firmeza, gentileza. Tudo mais é correr, não chegar!

Marina Gold/Especial para o Terra

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade