Santos - Edmundo não conseguiu esconder sua tristeza ao receber a notícia de que seu nome não estava na lista dos convocados por Wanderley Luxemburgo. Ele atendeu os jornalistas quando o treino foi encerrado, mostrou-se um pouco surpreso com a informação e disse: "Paciência; tenho que continuar o trabalho para, futuramente, ter outra oportunidade".
Antes de iniciar os treinos, Edmundo já tinha conversado com os jornalistas. Parecia outra pessoa. Espirituoso, respondeu a uma pergunta sobre o fato de ser um jogador polêmico poder atrapalhar a convocação. "Polêmico ou não polêmico, esta é outra polêmica e não me espanta". E partiu para a resposta, no mesmo tom irreverente: "A seleção é lugar para jogador de qualidade, senão colocaria lá 22 padres..., mas isso dificultaria as condições técnicas de qualquer equipe". Mesmo assim, admitiu que "a gente fica preocupado em manter uma boa imagem, mas o que leva à seleção são as boas atuações dentro de campo".
Por conta das partidas que disputou pelo Santos e pelos comentários de que seria lembrado por Luxemburgo, Edmundo chegou a esperar a convocação. "Eu tinha essa expectativa; não aconteceu, e agora é reunir forças para continuar trabalhando ainda mais", disse ele, demonstrando tristeza e abatimento. Sobre a convocação de Romário, o atacante santista comentou que "o Luxemburgo está mostrando com isso que tem espaço para todo mundo e que, com o correr do tempo, aqueles que estão jogando e fazendo os gols vão ter sua oportunidade". Para ele, a seleção precisa de um pouco mais de tempo para treinar e "um pouco mais de confiança de todo o povo, de todos nós que ficamos em frente à televisão para torcer".