Santos - Sem poder contar com o volante Rincón, que cumprirá suspensão automática, o técnico Giba promete armar "um time bastante competitivo" para enfrentar o Palmeiras domingo, na Vila Belmiro. Ele vai buscar alternativas dentro de campo para evitar que seus atacantes fiquem sem opção de jogo, como aconteceu quarta-feira em Caxias, quando o Santos empatou por um gol com o Juventude. "A bola não chegava aos atacantes" reconheceu o treinador.
Depois do jogo, Edmundo não se conteve e falou mais uma vez. "Não podemos estar jogando certo", disse ele, acrescentando: "pegamos os times mortos e os ressuscitamos". Ao chegar nesta quinta-feira à tarde a Santos, o técnico Giba já esperava ter que comentar a declaração do atacante.
Sorriu e comentou: "as declarações foram em virtude do próprio resultado, apesar de ter sido um empate fora de casa e dos jogos contra o Fluminense e com o Atlético-MG".
Para o treinador, o desabafo de Edmundo se deve a uma característica do jogador. "Esse é o Edmundo, que tem a vontade de vencer, de ser o melhor e de que sua equipe seja a melhor; ele quer vencer sempre dentro de campo". Ao contrário do atacante, Giba achou o empate um bom resultado "dentro daquilo que aconteceu nos 90 minutos".
SEM RINCÓN - Giba admitiu que seu time está encontrando dificuldades para chegar ao gol adversário e, no jogo contra o Juventude, comentou o trabalho de marcação feito em cima principalmente de três de seus atletas: Rincón, Robert e Renatinho. "Nossos principais jogadores de criação estiveram muito bem marcados", disse o treinador.
Para o clássico de domingo, espera encontrar uma solução para esse problema, que pode vir com a necessidade de substituir Rincón, expulso na quarta-feira e que cumprirá suspensão automática. "A ausência de Rincón vai ser muito sentida pela experiência e qualidade técnica desse jogador", comentou o técnico, para quem o lance não foi para expulsão. "Era para uma advertência verbal e, quando muito, um cartão amarelo".
Nesta quinta ele não quis confirmar quem substituirá o colombiano, mas é provável que ele escale outro jogador experiente para fazer essa função: o meia Valdo. Uma outra alternativa é recuar mais Renatinho para a entrada de Caio como meia-atacante, para melhorar o trabalho de armação de jogadas de ataque. Júlio Cesar continua como opção para o segundo tempo: "ele tem tido um desempenho muito bom dentro da nova função que está sendo dada a ele".
Na verdade, Giba tem colocado o atacante para puxar os contra-ataques pela direita, quando o adversário está cansado e sua velocidade tem dado outra movimentação à equipe.
O goleiro Carlos Germano vai participar dos treinamentos de sexta-feira e deve retornar ao time no clássico de Domingo. Ele recuperou-se de uma contusão no joelho direito durante o jogo contra o Fluminense, dia 5.
Nesta quinta, o Santos anunciou a contratação do lateral-esquerdo Léo, de 25 anos, junto ao União São João de Araras.