Brasília - O atacante Edmundo, do Santos Futebol Clube, entrou nesta quinta-feira no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com agravo de instrumento tentando mais uma vez invalidar decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que o condenou a quatro anos e meio de detenção. Se o STJ negar o recurso, o jogador poderá ser preso. A assessoria do STJ informou que o relator Vicente Leal, da Sexta Turma, analisará o pedido, mas sem previsão de prazo.
O jogador é acusado de ter provocado a morte de três pessoas, num acidente de trânsito, em 1995 no Rio de Janeiro. Ao invés de cumprir a pena num presídio, Edmundo pede que lhe seja aplicada pena restritiva de direito, mais branda, que não o impeça de jogar futebol.
Com essa ação, os advogados do atacante pretendem também obter a redução da pena para um ano e quatro meses.
O ministro do STJ Vicente Leal já concedeu um parecer favorável a Edmundo. Em outubro do ano passado, o atleta conseguiu permanecer em liberdade graças a habeas-corpus concedido, em liminar, pelo ministro Leal. Ele entendeu que o juiz carioca determinou a prisão de Edmundo apenas após a sentença ter transitado em julgado, o que ainda não ocorreu.
Segundo assessoria do STJ, os advogados do jogador sustentam que "vários erros jurídicos foram praticados no afã de se conseguir a pena máxima".