São Paulo - Milan e Barcelona caíram no grupo mais difícil da Copa dos Campeões no sorteio, ontem, em Mônaco. Os dois gigantes terão a companhia do inglês Leeds e do turco Besiktas, equipes que endurecem quando jogam em casa. Os beneficiados foram os clubes italianos Lazio e Juventus e o espanhol Valencia. O início do torneio está previsto para o dia 12.
"Nosso grupo é o mais difícil", disse o diretor-geral do Milan, Ariedo Braida, lamentando ainda os desfalques na primeira rodada. "Em setembro, quando vamos estrear na Copa dos Campeões, seis jogadores nossos estarão na Olimpíada."
Vicente del Bosque, técnico do Real Madrid, e Massimo Cragnotti, vice-presidente da Lazio, acompanharam o sorteio e saíram satisfeitos com a composição dos grupos. "Teremos dificuldades, nada proibitivas", comentou Cragnotti.
O Real ficou no Grupo A ao lado de Spartak de Moscou, Bayer Leverkusen e Sporting Lisboa. Não se sabe por que Del Bosque garantiu que a chave do seu time não é tão complicada. O Leverkusen foi vice-campeão alemão lutando pelo título até a última rodada. O Sporting quebrou um longo tabu em Portugal e fechou a temporada como campeão.
Quanto ao alívio de Cragnotti, tudo bem. A Lazio terá a companhia do forte Arsenal, um dos clubes ingleses que mais investiu na temporada, do modesto Sparta de Praga e do desconhecido Shakhtar Donetz da Ucrânia.
Roberto Bettega, vice-presidente da Juventus, aprovou o resultado do sorteio. Lamentou apenas ter o La Coruña, campeão da Espanha, como rival no Grupo E. "É um time de antecedentes perigosos, que pode surpreender." Sobre o Hamburgo, clube que eliminou a Juve na Copa dos Campeões de 1983, Bettega destacou: "É uma equipe temível e muito bem organizada."
Na Copa da Uefa, o sorteio também privilegiou os cinco times italianos e os cinco espanhóis, que enfrentarão rivais de baixo nível técnico e estão em excelentes condições de avançar para a segunda fase. A jornada inicial eliminatória da Copa da Uuefa será nos dias 14 e 28 (ida e volta).
Atuando todos como visitantes na partida de ida, a Fiorentina enfrentará o Tirol Innsbruck; o Parma, com Júnior e Amoroso, terá o Pobeda Prilep (Macedonia); Roma, de Cafu e Batistuta, jogará com a Nova Gorica (Eslovenia); Udinese e Polonia Varsovia; e a Inter, com Vampeta, enfrentará Ruch Chrozow (Polônia).
Os times espanhóis também não terão adversários difíceis na abertura da Copa. O Celta, de Vágner e Edu, debutará em Vigo contra os croatas de Rijeka; Alavés e Graziantespor (Turquia); Real Zaragoza e Wisla Cracovia (Polônia); Rayo Vallecano e Molde (Noruega); e Espanyol e Olympia (Eslovenia).
Inglaterra - O lateral-esquerdo Ziege, uma estrela decadente do futebol alemão, trocou o Middlesbrough pelo Liverpool. O negócio ficou em US$ 8 milhões.
O Campeonato Inglês terá hoje Arsenal e Charlton; Bradford e Leicester; Everton e Derby Count; Ipswich e Sunderland; Manchester City e Conventry; Middlesbrough e Leeds; Newcastle e Tottenham Hotspur; Southhampton e Liverpool; West Ham e Manchester United. Amanhã: Aston Villa e Chelsea.