Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Da guerra na Somália para os Jogos Olímpicos
Domingo, 27 Agosto de 2000, 02h17

Sydney - Durante a Guerra Civil da Somália, em 1980, a família Abdirahman teve que fugir das balas que atingiam a capital Mogadício e foram parar em Tucson, Arizona. Vinte anos depois, um dos dez filhos da família vai disputar a Olimpíada pela equipe norte-americana de atletismo. Abdi Abdirahman, 21 anos, terá em Sydney a primeira oportunidade de disputar uma grande competição internacional.

Abdi começou a correr em 1995, quando viu uma competição de atletismo em um colégio do Arizona. Se apresentou ao técnico e queria correr no mesmo dia. O técnico proibiu, já que ele vestia uma calça jeans e sapatos. No dia seguinte, começou a treinar.

No ano passado, ele tinha se classificado na Seletiva americana para os 10.000 metros do Mundial de Sevilha, na Espanha. Mas foi desclassificado quando descobriram que ele não era americano. Ele esperava conseguir se nacionalizar um mês antes da competição, mas sofreu uma decepção. “Um mês antes do Mundial, me chamaram para dizer que haviam perdido a papelada para eu me tornar americano”, conta Abdi.

A decepção foi tanta que Abdi nem queria disputar a seletiva olímpica americana. Tinha planejado correr no Campeonato Mundial Cross Country, em Portugal, quando seus patrocinadores o fizeram mudar de idéia. No mês passado, ele foi o terceiro lugar nos 10.000 metros na seletiva de Sacramento e garantindo a vaga em Sydney.

Jornal da Tarde


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA



SYDNEY: Atletismo
Parrela ainda tenta disputar os Jogos
Corredores preparam-se para Olimpíada em prova na Bélgica
Grandes nomes competem na Bélgica
Brasileiros vencem em meeting na Itália



Veja lista completa