CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fifa e Comissão européia se preparam para confronto
Terca-Feira, 29 Agosto de 2000, 20h54

Rio - Uma reunião da Fifa nesta quinta-feira em Zurique, na Suíça, vai decidir a estratégia da entidade para enfrentar a Comissão Européia, que pretende mudar as regras de transferência de jogadores de futebol no velho continente. A Comissão, órgão executivo da União Européia, defende que o sistema em vigor limita os direitos trabalhistas dos atletas, impede a livre mobilidade dos mesmos, aumenta a inflação e contribui para o caos no futebol. Por isso, propõe uma nova regulamentação, que permitiria aos jogadores trocarem de clube antes de seus contratos serem encerrados. Ao mesmo tempo, a Comissão reconhece que os clubes têm direito à recuperar o que chamam de gastos de formação de jogadores e a receber indenizações no caso de negociações de atletas com contratos ainda por cumprir.

A Fifa tem até meados de setembro para apresentar sugestões de mudança no sistema atual. Caso contrário, as regras de transferência vigentes serão declaradas ilegais pela União Européia.

O debate, apesar de antigo, estava arquivado há tempos e a decisão de reabri-lo obrigou as associações de jogadores e outros setores ligados ao futebol a definirem uma posição a respeito do assunto. Entidades como a União Francesa dos Jogadores de Futebol Profissional já se declararam favoráveis às mudanças defendidas pela Comissão Européia, que na opinião do presidente da Fifa Josep Blatter só aumentariam a distância entre equipes ricas e pobres.

- Creio que cabe à Fifa tomar as decisões à respeito das transferências de jogadores. Vou dizer à estes senhores da Comissão que não imponham as regras da União Européia ao nosso esporte - disse Blatter ao jornal francês Le Monde. Para a reunião de quinta-feira em Zurique foram convocados representantes da Uefa, da Associação Européia de Ligas e da Federação Internacional de Jogadores Profissionais.

A Comissão parece disposta como nunca à impor limitações ao poder transnacional da Fifa, que muitas vezes se sobrepõe às legislações dos países. O órgão europeu espera que a entidade máxima do futebol mude o sistema atual de transferências, pois teria se transformado num mercado multimilionário cujas principais estrelas atuariam como "escravos de luxo".

L!Sportpress


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Fifa
Dirigentes europeus querem rever contratos no futebol
Blatter condena fim da multa rescisória na União Européia
Veja lista completa