Berlim - O ex-jogador de futebol Franz Beckenbauer afirmou em notas publicadas na quarta-feira que a seleção de seu país está dez anos atrás das melhores do mundo, não estando pronta para conquistar a Copa do Mundo de 2006, que ocorrerá em solo germânico.
Beckenbauer, que ganhou a Copa de 1974 como jogador e a de 1990 como treinador, disse à revista alemã Stern que: ``Durante décadas exigimos estar no topo. Dizíamos 'Brasil, vamos jogar'. Hoje dizemos 'por favor não, quem sabe em alguns anos'.''
O novo treinador, Rudi Voeller, que teve uma estréia dos sonhos ao vencer um amistoso contra a Espanha por 4 a 1, está preparando a Alemanha para seu primeiro jogo pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002 contra a Grécia, no sábado.
Beckenbauer, contudo, alertou que demorará para que as lembranças da Eurocopa 2000 sejam apagadas. A Alemanha foi eliminada na primeira fase do torneio, em seu pior desempenho desde a Segunda Guerra Mundial.
``A Copa de 2006 ainda está distante, apesar do tempo não ser suficiente para nós'', completou.
``Os melhores do mundo estão dez anos à nossa frente. Há 20 anos a França nos copiou e agora nós que teremos que alcançá-la''.
``Não podemos começar de novo, pois não temos novos jogadores'', concluiu.