Londres - Os regulamentos da Fórmula 1 são muito complicados e precisam ser esclarecidos. Essa é a opinião de Bernie Ecclestone, dirigente máximo da categoria.
"Considero os regulamentos que utilizamos atualmente pouco claros", disse ele na quinta-feira segundo a revista britânica semanal Autosport. "É difícil para uma equipe saber o que fazer. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) disse que decidirá se algo obedece aos regulamentos ou não - mas estes são tão complexos que as equipes não conseguem saber se estão cumprindo-os."
"Considero um erro ter de haver consulta prévia à FIA para operar quaisquer mudanças nas regras da F-1", completou. A Fórmula 1 apresenta muitas desclassificações e decisões controversas, com os resultados das corridas sendo decididos em audiências de apelação.
Na última temporada a Ferrari foi desqualificada na Malásia em virtude de uma violação técnica, algo que poderia ter decidido o título em favor do piloto da McLaren Mika Hakkinen. Porém, por meio de uma apelação, a equipe italiana conseguiu anular sua punição.
Hakkinen acabou levando o título, mas neste ano sua vitória no Grande Prêmio da Áustria foi questionada após ter sido constatada a falta de um selo em seu carro. Ele manteve seus pontos mas a equipe perdeu-os e ainda foi multada.